Atendimento educacional aos alunos com deficiência visual na Ufac

  • Maria de Lurdes Esteves Bezerra Universidade Federal do Acre
  • Joseane de Lima Martins Universidade Federal do Acre

Resumo

 

 

Este artigo objetiva realizar uma reflexão sobre a política de inclusão desenvolvida na Universidade Federal do Acre (Ufac), especificamente voltada para alunos com deficiência visual, com base em entrevistas informais com alunos e ex-alunos cegos que ingressaram nos cursos superiores e também em nossa inserção e experiência como educadoras nessa instituição, além de a análise de dados registrados em documentos relativos a esse atendimento. Apresenta dois momentos distintos dessa caminhada, destacando o contexto e as perspectivas de integração e de inclusão que foram se configurando no atendimento educacional desses estudantes compreendidos entre os dois últimos anos da década de 1990 e nos anos iniciais deste século até os dias de hoje, considerando que os primeiros alunos cegos a ingressar nessa Instituição Federal de Educação Superior (Ifes) enfrentaram enormes desafios em seu percurso formativo, desde o momento das inscrições no vestibular até a conclusão das graduações, em virtude da ausência de uma política explícita de Educação Especial/Inclusiva. Contudo, isso hoje vem sendo minorado, graças à criação do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI), cuja finalidade é promover a política de inclusão das pessoas com necessidades especiais na Ufac, por meio do atendimento a suas dificuldades de natureza didático-pedagógica ou de acessibilidade, do esclarecimento de alguns pressupostos no que tange à prática educativa e da identificação de fatores diversos que contribuam para a diferenciação pedagógica em busca do alcance da perspectiva de uma universidade inclusiva.

Biografias dos Autores

Maria de Lurdes Esteves Bezerra, Universidade Federal do Acre

Doutora pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, professora de Psicologia da Educação e Educação Especial na Universidade Federal do Acre – Ufac, lotada no Centro de Educação, Letras e Artes – Cela. 

Joseane de Lima Martins, Universidade Federal do Acre

 Professora especialista em Braille do Centro de Educação Letras e Artes – Cela da Universidade Federal do Acre – Ufac, mestranda em Letras, Linguagem e Identidade pela Ufac, professora do Núcleo de Apoio à Inclusão – NAI. 

Referências

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Publicado
2017-03-10
Seção
Artigos Livres