Atendimento educacional aos alunos com deficiência visual na Ufac
Resumo
Este artigo objetiva realizar uma reflexão sobre a política de inclusão desenvolvida na Universidade Federal do Acre (Ufac), especificamente voltada para alunos com deficiência visual, com base em entrevistas informais com alunos e ex-alunos cegos que ingressaram nos cursos superiores e também em nossa inserção e experiência como educadoras nessa instituição, além de a análise de dados registrados em documentos relativos a esse atendimento. Apresenta dois momentos distintos dessa caminhada, destacando o contexto e as perspectivas de integração e de inclusão que foram se configurando no atendimento educacional desses estudantes compreendidos entre os dois últimos anos da década de 1990 e nos anos iniciais deste século até os dias de hoje, considerando que os primeiros alunos cegos a ingressar nessa Instituição Federal de Educação Superior (Ifes) enfrentaram enormes desafios em seu percurso formativo, desde o momento das inscrições no vestibular até a conclusão das graduações, em virtude da ausência de uma política explícita de Educação Especial/Inclusiva. Contudo, isso hoje vem sendo minorado, graças à criação do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI), cuja finalidade é promover a política de inclusão das pessoas com necessidades especiais na Ufac, por meio do atendimento a suas dificuldades de natureza didático-pedagógica ou de acessibilidade, do esclarecimento de alguns pressupostos no que tange à prática educativa e da identificação de fatores diversos que contribuam para a diferenciação pedagógica em busca do alcance da perspectiva de uma universidade inclusiva.
Referências
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