Braille e dêixis espacial: a importância da noção espacial no processo de ensino-aprendizagem do Sistema Braille por pessoas com cegueira adquirida

  • Rachel Maria Campos Menezes de Moraes Instituto Benjamin Constant

Resumo

   Este trabalho tem por objetivo discutir a importância da noção espacial no processo de ensino-aprendizagem do Sistema Braille por pessoas com cegueira adquirida. Como arcabouço teórico, utilizam-se trabalhos sobre deficiência visual e dêixis, dentre eles os de Fonseca (1996). Desse modo, faz-se o estudo da dêixis, principalmente a espacial, presente no processo de ensino-aprendizagem do Sistema Braille para pessoas com cegueira adquirida no Instituto Benjamin Constant (IBC) situado no Rio de Janeiro

Biografia do Autor

Rachel Maria Campos Menezes de Moraes, Instituto Benjamin Constant

Graduada em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal Fluminense (2009), pós-graduada em Letras, Cultura, Língua e Literatura Latina pela mesma instituição (2012), mestra em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (2013), professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico em Sistema Braille do Instituto Benjamin Constant, vinculada ao Departamento de Pesquisas Médicas e de Reabilitação na Divisão de Reabilitação, Preparação para o Trabalho e Encaminhamento Profissional desde fevereiro de 2012.

Referências

ABC DA SAÚDE. Diabetes. [s.d.]. Disponível em: <http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?127>. Acesso em: 27 out. 2013.

ABREU, Elza Maria de Araujo Carvalho; SANTOS, Fernanda Christina dos; FELIPPE, Maria Cristina Godóy Cruz; OLIVEIRA, Regina Fátima Caldeira de. Braille. O que é isso?. 1. ed. São Paulo: Fundação Dorina Nowill para Cegos, 2008.

ALMEIDA, Maria da Glória de Souza. Caderno de pré-leitura para o Sistema Braille. Caderno único. Rio de Janeiro: MEC/IBC/DTE/DPME, 2007.

BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral I. 2. ed. Campinas: Unicamp, 1988.

______. O aparelho formal da enunciação. In: ______. Problemas de linguística geral II. Campinas: Pontes, 1989.

______. Problemas de linguística geral I. Campinas: Pontes, 1966.

______. Problèmes de linguistique générale. Paris: Gallimard, 1974. v. 2.

BUENO MARTIN, Manuel; TORO BUENO, Salvador. Deficiência visual: aspectos psicoevolutivos e educativos. São Paulo: Santos, 2003.

BÜHLER, Karl. Sprachtheorie. Die Darstellungsfunktion der Sprache. München: Wilhelm Fink Verlag, 1934.

CERQUEIRA, Jonir Bechara et al. Grafia braille para a língua portuguesa. 2. ed. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Especial, 2006. Impressão Braille: Rio de Janeiro: MEC/IBC, 2011.

FILLMORE, Charles. Lectures on deixis. Berkeley: University of California, 1971.

FONSECA, Fernanda Irene. Dêixis e pragmática linguística. In: FARIA, I. H. et al. Introdução à linguística geral e portuguesa. Lisboa: Caminhos, 1996. p. 437-445. Disponível em: <http://area.dgidc.min-edu.pt/GramaTICa/deixisirene5.html>. Acesso em: 12 fev. 2012.

FUNDAÇÃO DORINA NOWILL. Frequently asked questions. [s.d.]. Disponível em: <http://www.fundacaodorina.org.br>. Acesso em: 3 jun. 2013.

GIOLLO, Laís Buoro; RODRIGUES, Graciele Massoli. Bebês de 6 meses a 3 anos com deficiência visual: natação como mediadora no desenvolvimento da orientação espacial e da lateralidade. Pulsar: Revista Eletrônica da Escola Superior de Educação Física de Jundiaí, Jundiaí, v. 2 n. 3, 2010. Disponível em: . Acesso em: 26 out. 2013.

INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT (IBC). [s.d.]. Punção. Disponível em: <http://www.ibc.gov.br/?itemid=345>. Acesso em: 3 jun. 2013.

NASCIMENTO, Lindiane do. A inclusão da pessoa com deficiência visual na fase adulta. Monografia (Especialização em Educação Inclusiva) — Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, 2009.

PEDRAS, Luzia Villela. Dedinho sabido: caderno de atividades. Transcrição atualizada da edição de 1979. Rio de Janeiro: MEC/IBC/Divisão de Imprensa Braille, 2003.

______. Dedinho sabido: guia do professor. Rio de Janeiro: Ministério da Educação/IBC, 2003.

Publicado
2017-03-08
Seção
Artigos Livres