Sistema Braille: aprendizagem, uso e ensino

  • Rachel Maria Campos Menezes de Moraes Instituto Benjamin Constant

Resumo

Este relato trata de minha experiência com o Sistema Braille como aprendiz (dos anos do jardim à classe de alfabetização) e usuária do sistema, desde sua aprendizagem (que se deu, efetivamente, em 1993) até me tornar professora de braille na Divisão de Reabilitação, Preparação para o Trabalho e Encaminhamento Profissional (DRT), vinculada ao Departamento de Pesquisas Médicas e de Reabilitação (DMR), do Instituto Benjamin Constant (IBC), onde trabalho desde 2012.

Biografia do Autor

Rachel Maria Campos Menezes de Moraes, Instituto Benjamin Constant

Graduada em Letras Português-Inglês e especialista em Letras - Cultura, Língua e Literatura Latina, ambos os cursos pela UFF (2009 e 2012, respectivamente), mestra em Estudos de Linguagem pela UFF (2013), professora do IBC desde 2012. Tem experiência na área de Letras com ênfase em Literatura Latina, atuando principalmente nos temas progressão referencial e anáfora.

 

 

Referências

ALMEIDA, Maria da Gloria de Souza. Apostila de alfabetização no Sistema Braille. Rio de Ja-neiro: MEC/IBC, Divisão de Capacitação de Recursos Humanos, 2013. 2. parte.

FERRARI, Marcio. Emilia Ferreiro, a estudiosa que revolucionou a alfabetização. Revista Nova Escola, [s.d.]. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabe- tizacao-inicial/estudiosa-revolucionou-alfabetizacao-423543.shtml>. Acesso em: 23 ago. 2014.

PEDRAS, Luzia Villela. Guia do professor. Rio de Janeiro: MEC/IBC, 2003. volume único.

Publicado
2017-03-08
Seção
Relatos de Experiência Livres