Educação museal – o museu no contexto da pessoa cega e com baixa visão
Resumo
Este texto é decorrente da investigação para a dissertação de mestrado, vinculada à pesquisa “Filosofia e
epistemologia na educação latino-americana no contexto da diversidade”, que faz parte do programa de
pesquisa desenvolvido junto ao grupo de pesquisa Filosofia e Educação Educogitans, no Programa de Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau (Furb), que tem como propósito aprofundar o estudo sobre o museu e sua função social a fim de pesquisar os caminhos que garantam o acesso permanente para pessoas cegas e com baixa visão nos espaços museais, proporcionando ações museológicas que contribuam para o processo de sensibilização, bem como a apropriação de conhecimentos e também a revivência e ressignificação das memórias. No que diz respeito à universalidade de acesso às instituições museológicas, os museus estão trabalhando no sentido de se adequarem às normas do Estatuto de Museus (Lei nº 11.904/ 2009). Entretanto, poucas ações permanentes são realizadas no campo museológico para as pessoas cegas e com baixa visão, principalmente no que se refere à comunicação do patrimônio e do acervo. Assim, esta pesquisa é relevante para a inclusão social e em especial chama a atenção para caracterizar a função educativa dos museus, caracterizada neste texto como “educação museal”.
Referências
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