Representações sociais no discurso da "inclusão" de alunos com deficiência visual

  • Cristina dos Santos Bianchi Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro - SEEDUC/RJ
  • Maria da Conceição de Almeida Barbosa-Lima Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Representações sociais, Educação inclusiva, Deficiência visual, Formação de professores, Ensino de Geografia

Resumo

Desde a proposta de uma “Educação Inclusiva”, regulamentada na Declaração de Salamanca (1994) como
parte do ideário de uma “Educação para Todos”, a escola vem encontrando barreiras para torná-la realidade.
A inclusão de alunos com Deficiência Visual na escola regular, nosso foco de estudo, apresenta algumas
peculiaridades que são exploradas neste trabalho, no discurso de um professor de Geografia do ensino
fundamental II (6º ao 9º ano), com o aporte da Teoria das Representações Sociais, de Moscovici e Jodelet.
Categorizamos seis núcleos centrais e identificamos algumas de suas ancoragens, o que nos permitiu analisar o discurso tácito que tem não somente proporcionado a não inclusão, como também corroborado a exclusão. Análises e discussões desse tipo tornam-se valiosos instrumentos na formação e transformação de uma mentalidade docente voltada a uma sociedade, de fato, inclusiva.

Biografias dos Autores

Cristina dos Santos Bianchi, Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro - SEEDUC/RJ
Professora de Biologia na rede estadual de ensino
Maria da Conceição de Almeida Barbosa-Lima, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Professora associada da UERJ, atuando no Instituto de Física Armando Dias Tavares
Publicado
2017-02-22
Seção
Artigos Livres