Símbolos táteis para o ensino de óptica geométrica a estudantes com deficiência visual

Palavras-chave: Ensino de Física, Óptica, Símbolos Táteis, Deficiência Visual

Resumo

Neste trabalho, desenvolvemos e testamos símbolos táteis para representar diagramas da óptica geométrica, visando facilitar o aprendizado de estudantes com deficiência visual. A proposta foi desenvolvida em três etapas: criação e teste de símbolos em relevo, aplicação dos símbolos em sala de aula, e realização de entrevistas com os participantes. Os símbolos foram desenvolvidos com auxílio de uma revisora de braille, que sugeriu melhorias, como o uso de cola relevo para destacar pontos específicos, implementadas com sucesso. Em maio de 2018, aplicamos os símbolos em duas situações. Na primeira aplicação, realizada durante uma aula de Física para uma turma de segundo ano do Ensino Médio, em uma escola particular, participaram 26 alunos sem deficiência visual e um estudante cego, que perdeu a visão aos 8 anos de idade. Na segunda aplicação, realizada na sala de recursos de uma escola especializada na educação de alunos com deficiência visual, participaram uma aluna e um professor de Matemática cegos e uma aluna com baixa visão severa, sendo todas condições congênitas. Os resultados mostraram que os símbolos promoveram uma melhor compreensão do conteúdo, sendo elogiados pela revisora de braille e pelo professor por seu potencial didático. Os alunos acharam os símbolos interessantes, fáceis de tatear e entender, permitindo o reconhecimento e a diferenciação das características dos espelhos e dos raios de luz. A presença de registros de lembranças visuais não se mostrou decisiva para a compreensão dos conceitos de luz, conforme observado nos alunos com cegueira adquirida ou baixa visão. As entrevistas revelaram falta de suporte, materiais e professores preparados para o ensino inclusivo. Concluímos que os símbolos táteis podem ser uma ferramenta valiosa para o ensino de óptica geométrica, assim como para a inclusão e a autonomia dos estudantes com deficiência visual. A criação de símbolos mais complexos para outros conteúdos pode ampliar ainda mais as possibilidades de aprendizado, bem como a construção de um glossário.

Biografias dos Autores

Adriana Gomes Dickman, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestre em Ensino de Ciências pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Maria Luiza Barbosa Pertence, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Docente do Programa de Pós-graduação em Educação e da Licenciatura em Física (ICEI) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Doutora em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado
2024-09-16
Seção
Relatos de Experiência Livres