O ensino de Matemática para alunos com cegueira no período pandêmico
Experiências e percepções do professor
Resumo
Ao refletir sobre a pandemia da Covid-19 e o afastamento social vivenciados a partir do ano de 2020, muitas instituições educacionais aderiram ao ensino remoto de modo emergencial. Nesse contexto, o ensino de Matemática para alunos com cegueira se tornou mais desafiador, de modo que os professores precisaram repensar suas estratégias de ensino, bem como foi necessário o uso de recursos digitais na concepção de materiais didáticos. Desse modo, neste artigo, objetivou-se conhecer o contexto profissional de um docente de Matemática que atua com o ensino a alunos com cegueira, bem como investigar as metodologias e os recursos digitais adotados por este docente no ensino remoto, que decorreu da pandemia da Covid-19. Para isso, utilizou-se a metodologia qualitativa e exploratória, tendo sido a produção de dados realizada a partir de uma entrevista semiestruturada online por intermédio de uma plataforma de videochamadas. A partir da análise textual discursiva sobre a entrevista, verificou-se, no contexto do professor, de uma instituição especializada em deficiência visual, que há uma preocupação desta e do docente em dispor e utilizar recursos que favoreçam o desenvolvimento acadêmico e social dos alunos com cegueira. Porém, observou-se também que há uma escassez de mediadores, devido ao aumento de alunos com múltiplas deficiências, ou seja, tendo estes a cegueira associada à outra deficiência. No que tange ao cenário pandêmico, constatou-se que o ensino de Matemática para os alunos com cegueira não pôde ser realizado com metodologias específicas tendo o auxílio de recursos táteis como o soroban e o geoplano. No entanto, observou-se o conhecimento e a utilização de recursos digitais, como podcasts e o Google Sala de Aula, que foram ferramentas acessíveis que auxiliaram na aprendizagem daqueles alunos.
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