Desvendando formas para todos
Aprendendo geometria em uma sala de aula inclusiva
Resumo
Neste artigo relatamos a experiência vivenciada e as repercussões de uma atividade com materiais concretos para auxiliar alunos com deficiência visual durante o ensino de formas geométricas numa sala de aula regular. Foi proposto um jogo cooperativo com material manipulável para o ensino de formas geométricas que trabalhava com a nomenclatura da forma e o seu encaixe numa prancha com espaços em baixo relevo, e foi aplicado numa turma de terceiro ano do Ensino Fundamental I com 15 alunos, de uma escola pública estadual da cidade de Joinville, que tinha um aluno com deficiência visual. O referencial teórico utilizado enfatiza a importância do desenvolvimento de habilidades sensoriais com vistas a preparar o indivíduo para o ambiente. A pesquisa se classifica como básica, de abordagem qualitativa, descritiva, bibliográfica com levantamento e análise de dados. A aplicação foi dividida em seis etapas: preparação do ambiente, introdução da atividade, primeiro, segundo e terceiro modo de jogar e fechamento. No primeiro modo, cada dupla ou trio deveria retirar uma ficha com o nome de uma figura, identificá-la e encaixar na prancha. No segundo, com um novo desafio para as equipes, um dos colegas de cada dupla ou trio usaria uma venda nos olhos para realizar a atividade. No terceiro e último modo proposto para o jogo, os dois ou os três estudantes foram vendados e deviam trabalhar ao mesmo tempo procurando as peças, seus lugares correspondentes na prancha e realizar o encaixe. Como resultados, pode-se perceber não apenas a evolução dos estudantes para identificar as formas geométricas, como também o favorecimento da inclusão do aluno com deficiência visual, uma vez que o estímulo sensorial esteve presente em todos os momentos da aplicação, de forma progressiva. No final da atividade, durante o fechamento e revisão, mesmo os alunos que possuíam dificuldade na leitura, tanto para ler as fichas, quanto associar o nome à forma, conseguiam identificar as formas com os nomes, respondendo os questionamentos, além de fazer associação com outros elementos do cotidiano.
Referências
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