A utilização de quebra-cabeça tátil interativo no ensino de Geografia para alunos com deficiência visual

Uma revisão sistemática da literatura

  • Dirlan Justino Lece da Silva Secretaria Municipal de Educação de Belford Roxo / Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias
Palavras-chave: Ensino de Geografia, Alunos com Deficiência Visual, Quebra-Cabeça Tátil Interativo

Resumo

O ensino de Geografia para alunos com deficiência visual traz o desafio de apresentar conceitos que são abstratos e que, inicialmente, dependem do sentido da visão para sua compreensão, de uma maneira que esses estudantes também possam se apropriar desses conhecimentos. Para esses alunos o processo de ensino-aprendizagem é mais significativo quando todos os envolvidos no processo educacional têm a compreensão de que a falta da visão, ou o seu comprometimento, não é um fator impeditivo, apenas requer estratégias criativas. Os discentes que não enxergam ou que têm limitações no seu campo visual demandam acessibilidade nas práticas pedagógicas e nos materiais didáticos levando em consideração os seus sentidos remanescentes. É por meio da audição, do tato, do olfato e do paladar que esse grupo interage com o ambiente que o cerca. Dessa maneira, é de fundamental importância que esses sentidos sejam utilizados como canais de percepção dos conteúdos disciplinares. O objetivo do presente trabalho é apresentar uma revisão sistemática da literatura acadêmica nacional sobre o ensino dos conceitos geográficos de região e território para alunos com deficiência visual por meio da utilização de quebra-cabeça tátil interativo. O método utilizado foi a revisão sistemática da literatura. Os trabalhos selecionados durante o refino das informações encontradas demonstram o espaço que ainda existe para a produção acadêmica na área da deficiência visual no contexto educacional. Os resultados apresentados destacam que existe um processo que precisa ser respeitado para a validação dos recursos educacionais que visem à acessibilidade dos conteúdos disciplinares para os estudantes com deficiência. É de suma importância que esses artefatos sejam testados junto a revisores especializados e aos sujeitos aos quais são destinados. Por fim, ressalta-se que a acessibilidade de conteúdos educacionais depende do conhecimento prévio das condições e das potencialidades do seu público-alvo. No caso dos estudantes com deficiência visual, os sentidos remanescentes devem ser levados em consideração no momento da elaboração e da construção dos produtos que tenham a pretensão de proporcionar uma aprendizagem significativa para esses indivíduos.

Biografia do Autor

Dirlan Justino Lece da Silva, Secretaria Municipal de Educação de Belford Roxo / Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias

Mestrando em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestrando em Ensino na Temática da Deficiência Visual pelo Instituto Benjamin Constant (IBC)

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Publicado
2023-08-09