Adaptações de Jogos Matemáticos no Ensino Superior para Estudantes com Deficiência Visual

  • Flávia Barbosa da Silva Dutra Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Alícia Carrilho Gomes Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Beatriz Carvas Mello Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Mariana Farinha Lasmar Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Millena Coelho dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Rayane Pereira do Nascimento Instituto Benjamin Constant - IBC
  • Sérgio Balsante Santana Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Thalia Oliveira Lima Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
Palavras-chave: Deficiência visual. Adaptação de materiais. Ensino Superior. Jogos matemáticos.

Resumo

A partir do aumento de ingressos de pessoas com deficiência nas Instituições de Ensino Superior, mudanças estruturais e pedagógicas precisaram ocorrer para dar o suporte adequado para necessidades específicas desses estudantes. Este trabalho é referente ao processo de adaptação de material de uma disciplina voltada para a matemática do curso EaD de Pedagogia, de uma universidade pública do Rio de Janeiro, a fim de contemplar um estudante com deficiência visual. Dessa forma, têm-se como objetivos: relatar o processo de adaptação dos materiais práticos e teóricos da disciplina de Matemática para um estudante cego; e validar a adaptação de jogos matemáticos da disciplina a partir da experiência vivenciada por um estudante cego. Como metodologia, foram aplicadas duas entrevistas semiestruturadas ao estudante e utilizado o método estudo de caso avaliativo. Dessa forma, a análise se deu a partir de uma experiência prática do estudante cego no uso de jogos matemáticos, confeccionados por um grupo de pesquisa para a disciplina do curso de Pedagogia. A primeira entrevista foi realizada anteriormente à confecção dos jogos, para compreensão das necessidades do estudante; e a segunda, feita posteriormente à confecção, e visou obter o feedback acerca do material já elaborado. Para que a adaptação pudesse ser feita, o grupo de pesquisa recebeu o material com antecedência para o entendimento do conteúdo e para a discussão de como esse jogo poderia ser confeccionado. A partir da recepção, a construção dos jogos de tabuleiros passou por algumas etapas, desde a compreensão da matemática, o conhecimento do sistema braille, a compreensão das regras dos jogos e de quais materiais poderiam ser utilizados. A entrevista inicial auxiliou o grupo a compreender as necessidades do estudante e a melhor atendê-lo, confeccionando, assim, um material personalizado de acordo com suas especificidades. Já para a adaptação do material teórico da disciplina, foram utilizadas algumas ferramentas tecnológicas como computador, aplicativos de conversão de texto e a elaboração de audiodescrições das imagens. Conclui-se que a adaptação dos materiais em conjunto com o estudante cego foi essencial para seu entendimento da matéria abordada, proporcionando também sua inclusão na turma por conseguir acompanhar o tempo todo a proposta da aula.

Biografias dos Autores

Flávia Barbosa da Silva Dutra, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professora Associada da UERJ 
Doutora em Gestão, Difusão e Educação em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Alícia Carrilho Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Graduanda em Educação Física pela UERJ

Beatriz Carvas Mello, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Graduanda em Educação Física pela UERJ

Mariana Farinha Lasmar, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Graduanda em Educação Física pela UERJ

Millena Coelho dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Graduanda em Educação Física pela UERJ

Rayane Pereira do Nascimento, Instituto Benjamin Constant - IBC

Professora Substituta do IBC
Mestranda em Educação Inclusiva e Processos Educacionais pela UERJ

Sérgio Balsante Santana, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Graduando em Pedagogia pela UERJ

Thalia Oliveira Lima, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Graduando em Matemática pela UERJ

Referências

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Publicado
2023-06-19