O brincar, o narrar e o desenhar

um estudo sobre as atividades criadoras da criança com deficiência visual

  • Marina Teixeira Mendes de Souza Costa Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF)
  • Daniele Nunes Henrique Silva Universidade de Brasília (UnB)
Palavras-chave: Imaginação, Atividade Criadora, Deficiência Visual

Resumo

Este trabalho busca compreender as atividades criadorasdas crianças cegas ou com baixa visão, a partir da relação entre a linguagem, a imaginação e a produção de imagem, tendo como base a teoria histórico-cultural. Pretendemos problematizar a seguinte questão: quais aspectos caracterizam o processo imaginativo e criador das crianças cegas ou com baixa visão? Para explorar essa indagação, apresentamos um episódio protagonizado em uma escola pública da região Centro-Oeste do Brasil, voltada para o atendimento de crianças com deficiência visual, em uma turma composta por quatro crianças na faixa etária de 6 anos. Os procedimentos metodológicos foram: a) observações em diário de campo do contexto da sala de aula; b) videogravação de oficinas criadoras previamente organizadas pelas pesquisadoras; e c) videogravações das atividades criadoras (brincar, narrar e desenhar). Os dados construídos foram transcritos e analisados a partir da abordagem microgenética. No âmbito dos resultados, destacamos: 1. A complexa integração entre o brincar, o narrar e o desenhar na composição da situação imaginária: 2. A emergência de diferentes cronotopos que evidenciam tangentes temporais e espaciais (entre o real e a imaginação) constituidoras do fluxo da elaboração imaginativa; 3. a importância da mediação do adulto no processo criador da criança com deficiência visual.

Biografias dos Autores

Marina Teixeira Mendes de Souza Costa, Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF)

Doutora em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pela Universidade de Brasília (UnB)

Daniele Nunes Henrique Silva, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

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Publicado
2022-09-29