O brincar, o narrar e o desenhar
um estudo sobre as atividades criadoras da criança com deficiência visual
Resumo
Este trabalho busca compreender as atividades criadorasdas crianças cegas ou com baixa visão, a partir da relação entre a linguagem, a imaginação e a produção de imagem, tendo como base a teoria histórico-cultural. Pretendemos problematizar a seguinte questão: quais aspectos caracterizam o processo imaginativo e criador das crianças cegas ou com baixa visão? Para explorar essa indagação, apresentamos um episódio protagonizado em uma escola pública da região Centro-Oeste do Brasil, voltada para o atendimento de crianças com deficiência visual, em uma turma composta por quatro crianças na faixa etária de 6 anos. Os procedimentos metodológicos foram: a) observações em diário de campo do contexto da sala de aula; b) videogravação de oficinas criadoras previamente organizadas pelas pesquisadoras; e c) videogravações das atividades criadoras (brincar, narrar e desenhar). Os dados construídos foram transcritos e analisados a partir da abordagem microgenética. No âmbito dos resultados, destacamos: 1. A complexa integração entre o brincar, o narrar e o desenhar na composição da situação imaginária: 2. A emergência de diferentes cronotopos que evidenciam tangentes temporais e espaciais (entre o real e a imaginação) constituidoras do fluxo da elaboração imaginativa; 3. a importância da mediação do adulto no processo criador da criança com deficiência visual.
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