A atenção compartilhada em crianças pequenas com deficiência visual

uma revisão sistemática

  • Miriam Adalgisa Bedim Godoy Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)
  • Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Palavras-chave: Educação Especial, Deficiência Visual, Atenção Compartilhada, Interação Adulto-Criança

Resumo

Atenção Compartilhada (AC) é o título que se atribui à interação da criança e do adulto guiada pelo interesse por um mesmo evento. A literatura sobre AC enfatizou a dimensão visual das interações, o que enseja o questionamento sobre a ocorrência da AC quando se trata de crianças com deficiência visual. O objetivo deste trabalho foi identificar as dimensões ou os componentes que caracterizam a AC de crianças com deficiência visual na literatura especializada. A revisão sistemática da literatura foi realizada de acordo com o Protocolo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses/PRISMA. Os artigos selecionados apresentavam, no título ou nas palavras-chave, os descritores elegidos: “child blind” and “joint attention”; “blindness” and “joint attention”; “children blind” and “joint attention”; “children visual impairment” and “joint attention”. A análise dos 20 estudos selecionados permitiu categorizar temas predominantemente abordados em relação à interação adulto-criança com deficiência visual: Definição de Atenção Compartilhada; Limites de Atenção Compartilhada; Características da Interação Materna. Os principais componentes destacados nas publicações foram o tato/toque e a comunicação oral quando da interação do cuidador com a criança. As muitas descrições dos componentes da atenção compartilhada encontradas nas publicações sobre crianças com deficiência visual dificultaram identificar e caracterizar as dimensões comportamentais. Entretanto, foi possível elencar um conjunto de componentes propostos pelos autores, tais como: gestos, vocalizações, movimentos corporais e expressão facial, por exemplo. A observação e a descrição das interações entre adultos e crianças com deficiência visual aparecem como o recurso mais apropriado para caracterizar objetivamente os componentes da atenção compartilhada nesta população.

Biografias dos Autores

Miriam Adalgisa Bedim Godoy, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado
2022-01-10