A atenção compartilhada em crianças pequenas com deficiência visual
uma revisão sistemática
Resumo
Atenção Compartilhada (AC) é o título que se atribui à interação da criança e do adulto guiada pelo interesse por um mesmo evento. A literatura sobre AC enfatizou a dimensão visual das interações, o que enseja o questionamento sobre a ocorrência da AC quando se trata de crianças com deficiência visual. O objetivo deste trabalho foi identificar as dimensões ou os componentes que caracterizam a AC de crianças com deficiência visual na literatura especializada. A revisão sistemática da literatura foi realizada de acordo com o Protocolo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses/PRISMA. Os artigos selecionados apresentavam, no título ou nas palavras-chave, os descritores elegidos: “child blind” and “joint attention”; “blindness” and “joint attention”; “children blind” and “joint attention”; “children visual impairment” and “joint attention”. A análise dos 20 estudos selecionados permitiu categorizar temas predominantemente abordados em relação à interação adulto-criança com deficiência visual: Definição de Atenção Compartilhada; Limites de Atenção Compartilhada; Características da Interação Materna. Os principais componentes destacados nas publicações foram o tato/toque e a comunicação oral quando da interação do cuidador com a criança. As muitas descrições dos componentes da atenção compartilhada encontradas nas publicações sobre crianças com deficiência visual dificultaram identificar e caracterizar as dimensões comportamentais. Entretanto, foi possível elencar um conjunto de componentes propostos pelos autores, tais como: gestos, vocalizações, movimentos corporais e expressão facial, por exemplo. A observação e a descrição das interações entre adultos e crianças com deficiência visual aparecem como o recurso mais apropriado para caracterizar objetivamente os componentes da atenção compartilhada nesta população.
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