Estado da arte sobre o ensino de ciências para estudantes com deficiência visual no cenário brasileiro

  • Taise Zaleski Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Luciana de Boer Pinheiro de Souza Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Cristina Lúcia Sant'Anna Costa Ayub Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
Palavras-chave: Deficiência Visual, Inclusão, Ensino de Ciências

Resumo

Este trabalho teve o objetivo de analisar as produções científicas brasileiras que tratam do ensino de ciências para estudantes com deficiência visual durante a última década. O estudo conta com uma metodologia de cunho qualitativo, em que se realizou uma pesquisa bibliográfica do tipo estado da arte. Para a verificação dos dados, adotou-se a análise de conteúdo de Bardin (2016), sendo definidos três categorias principais: características gerais dos trabalhos, elementos constituintes, e avaliação da inclusão e intervenção. Para tanto, foram selecionados 13 trabalhos para a análise. Como resultados, percebemos que, de acordo com a primeira categoria, houve uma constância na quantidade de trabalhos publicados ao longo dos anos. Na segunda categoria, identificamos que o foco dos trabalhos está na inclusão dos estudantes com deficiência visual no ensino de ciências. E na terceira categoria, observamos que os trabalhos buscaram avaliar mais o processo de inclusão. Assim, concluímos que os trabalhos analisados nesta pesquisa buscam verificar os problemas da inclusão, porém, pouco é feito, e poucos trazem novas propostas para que a inclusão seja efetiva.

Biografias dos Autores

Taise Zaleski, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Mestranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Luciana de Boer Pinheiro de Souza, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutora em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Cristina Lúcia Sant'Anna Costa Ayub, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutora em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

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Publicado
2022-01-10