Relevância dos resultados da avaliação da força muscular respiratória dos adolescentes com deficiência visual do Instituto Benjamin Constant
Resumo
Objetivo: Comparar a força muscular respiratória (FMR) de alunos com deficiência visual – adolescentes do
Instituto Benjamin Constant (IBC) que fazem somente Educação Física escolar –, e alunos do IBC que praticam atividades físicas no contraturno escolar além da Educação Física escolar. Métodos: Foi desenvolvido um estudo observacional, transversal, descritivo, cujas medidas de pressões inspiratórias máximas (PImáx) e pressões expiratórias máximas (PEmáx) foram realizadas por manovacuometria digital. A comparação das variáveis entre meninos e meninas foi feita pelo teste de Mann-Whitney para dados numéricos e pelo teste de X2 para os categóricos, com critério de significância de p<0,05. Resultados: Foram avaliados 77 alunos, com mediana de idade de 16 anos, sendo 39 (50,65%) do sexo masculino. A mediana de PImáx foi 94 cmH2O e de PEmáx 95 cm H2O. Conclusão: Não houve diferença significativa entre os alunos que praticavam atividades físicas no contraturno escolar além da Educação Física escolar, quando comparados com os que faziam somente Educação Física escolar.