Intervenção pedagógica numa criança portadora de deficiência mental associada à deficiência visual embasada na teoria das emoções de Henri Wallon

  • Elvio Marcos Boato Universidade Católica de Brasilia
  • Ricardo Jacó de Oliveira Universidade Católica de Brasília

Resumo

O presente estudo de caso investigou e analisou o desenvolvimento de um aluno com deficiência mental associada à deficiência visual do Centro de Ensino Especial de DeficientesVisuais, escola da Fundação Educacional do Distrito Federal. O objetivo foi verificar a aplicabilidade prática de uma intervenção pedagógica embasada na abordagem da Teoria das Emoções de Henri Wallon e em alguns princípios da Psicomotricidade Relacional de André Lapierre e Bernard Aucouturier. O delineamento do trabalho consistiu na análise do processo de transformação de comportamentos e na evolução socioemocional do aluno, entre maio de 1991 e dezembro de 1998, período em que se desenvolveu a proposta pedagógica sugerida. Concluiu-se, através dessas análises, que as teorias propostas foram eficazes na educação do aluno observado, pois levaram em conta as nuanças e as facetas do comportamento infantil, procurando abordá-las dentro de suas necessidades momentâneas e respeitando o seu estágio maturacional, além de propor uma psicogênese do homem global. Enfim, houve uma evolução do aluno e deveu-se à abordagem proposta que o respeitou como um ser afetivo que se relaciona com os outros, buscando autonomia a partir de sua própria exploração do meio e permitiu sua expressão em busca de uma tomada de consciência de seus movimentos, sentimentos e atitudes, ampliando suas possibilidades de desenvolvimento pessoal e social.

Biografias dos Autores

Elvio Marcos Boato, Universidade Católica de Brasilia

Elvio Marcos Boato é mestrando em Educação Física na Universidade Católica de Brasília e docente da Fundação Educacional do Distrito Federal e da Faculdade Alvorada 

Ricardo Jacó de Oliveira, Universidade Católica de Brasília

Ricardo Jacó de Oliveira é doutor em Ciências e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física na Universidade Católica de Brasília.

 

Referências

AUCOUTURIER, B & LAPIERRE, A. Bruno: psicomotricidade e terapia. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

DANTAS, H. A infância da razão: uma introdução à psicologia da inteligência de Henri Wallon. São Paulo: Manole, 1990.

DANTAS, P. S. Para conhecer Wallon: uma psicologia dialética. São Paulo:

Brasiliense, 1983.

DUARTE, R. M. P. Superdotados e psicomotricidade: um resgate à unidade do ser.

Petrópolis: Vozes, 1993.

GALVÃO, I. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil.

Petrópolis: Vozes, 1998.

LAPIERRE, A. & AUCOUTURIER, B. A simbologia do movimento humano –

psicomotricidade e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

MARTINET, M. Teoria das Emoções – introdução à obra de Henri Wallon. Lisboa:

Moraes Editores, 1981.

TRAN THONG. Estágios e conceito de estágio de desenvolvimento da criança na

psicologia contemporânea. Porto: Afrontamento, 1981.

WALLON, H. De l’acte à la pensée. Paris: Flammarion, 1978.

—. A evolução psicológica da criança. Lisboa: Edições 70, 1968.

__. As origens do pensamento na criança. São Paulo: Manole, 1989.

Publicado
2017-04-20
Seção
Artigos Livres