Orientação e mobilidade do curso de especialização (Lato-sensu) da UNICID (Universidade Cidade de São Paulo)
Resumo
Este artigo trata de uma pesquisa realizada com sujeitosalunos da disciplina Orientação e Mobilidade, Peripatologia, do Curso de Especialização (lato-sensu) Educação e Reabilitação – Orientação e Mobilidade para Deficientes Visuais numa perspectiva de desenvolvimento, da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID).Os resultados mostraram que o ensino foi eficiente para produzir mudanças de comportamento verbal e de ação nos sujeitos-alunos do referido curso de especialização.
Referências
ABANG, T. B. A. Blindism: Likely causes and preventive measures . In: Journal of Visual Impairment & Blindness, Novembro, 1985.
BUENO, G. A. Alguns aspectos de orientação e mobilidade para deficientes visuais . São Paulo: Associação Brasileira de Ortóptica, Boletim número 07, 1975-76.
BUENO, G. A. Seqüência e metodologia da instrução sobre o uso da Bengala Laser C-5 na mobilidade de pessoas cegas . In: Didática, São Paulo, UNESP, 1980.
BUENO, G. A. Formação de conceitos na cegueira de nascen ça . In: Lente, vol. 16, número 47, julho-dezembro. São Paulo: Fundação para o livro do cego no Brasil, 1976.
BUENO, G. A. Orientação e mobilidade para cegos: um enfoque na estimulação
precoce . In: Caderno de Didática número 06, E.D.M., FEUSP, outubro de 1985.
BUENO, G. A. A importância da audição na tendência a desviar nas pessoas cegas . São Paulo: Revista da Faculdade de Educação, 1(13):105-113, 1987.
____. Teste da eficiência de um manual para treino de orientação e mobilidade de cegos . Tese de doutorado. São Paulo: IPUSP, 1988.
____. Orientação e Mobilidade na habilitação de deficientes visuais . In: Revista da Faculdade de Educação, 18(2) 205-215, jul/dez,1992.
BRYANT, J. Cratty Movement and Awareness . In: Blind Children and youth. New York: American Foundation for The Blind, 1971.
CAMPBELL,D.T. e STANLEY, J. C. Delineamentos experimentais e quase
experimentais de pesquisa . (Tradução. de Renato Alberto T. Di Dio), São Paulo,
EPU, EDUSP, 1979
CRUICKSHANK & JOHNSON A educação da criança e do jovem excepcional . Dois volumes. Porto Alegre: Globo, 1979.
CUTSFORTH, T. D. The blind In school and society. New York: American Foundation for the Blind, 1951.
CARROL, J. T. Blindness . Boston, Little Brown and Co., 1961.
DONALD, A. et al. Introduction to research In education . New York: Holt Rineart and Winston, 1972.
LENTE Revista publicada pela Fundação para o livro do cego no Brasil, São Paulo.
LOWENFELD, B. The visually handicapped child in school . New York: The John Day Company, 1971.
LOYAL, E. A. & MARIANNE, M. Distance visual and Perceptual trainning . New York: AFB, 1973.
TELFORD, C. W. & SAWREY, J. M. O indivíduo excepcional . Rio de Janeiro: Zahar, 1988.
WELSH R. L. & BLASH, B. Foundations of orientation and mobility . New York: American Foundation for the Blind, 1980.