Relação professor-aluno: espaço de edificação do homem

  • Sonia Maria Dutra de Araujo Instituto Benjamin Constant

Resumo

 O trabalho resgata um tema que vem sendo negligenciado no âmbito educacional: a relação dialógica na prática pedagógica. Procurou-se em Martins Buber, Gadotti, Gusdorf, Cunha, Saviani, Fernandes e Berger & Luckman um suporte teórico que permitisse tecer considerações sobre os obstáculos de uma prática pedagógica transformadora, as soluções possíveis e o espaço da relação como espaço de conhecimento. As salas de aula do Instituto Benjamin Constant motivaram esta abordagem que suscita uma reflexão de todos que se envolvem com a prática docente.

Biografia do Autor

Sonia Maria Dutra de Araujo, Instituto Benjamin Constant

Sonia Maria Dutra de Araújo é professora do Instituto Benjamin Constant, Mestre em Educação Especial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e, atualmente, Diretora do Departamento Técnico-Especializado

Referências

BERGER, Peter L., LUCKMAN, Thomas. A Construção Social da Realidade – Tratado de Sociologia do Conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1990.

BUBER, Martin. EU e TU. São Paulo: Moraes, 1974.

CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. São Paulo: Papirus,1989.

GADOTTI, Moacir. Comunicação Docente. 3 ed. São Paulo: Loyola, 1985.

GUDSDORF, Georges. Professores para quê? Para uma Pedagogia da Pedagogia. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

FERNANDES, Florestan. O desafio educacional. São Paulo: Cortez, Autores

Associados, 1989.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 20 ed. São Paulo: Cortez, Autores

Associados, 1988.

___________ . Educação: do senso comum à consciência filosófica: 9 ed. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1989.

PATTO, Maria Helena Souza, organizadora. Introdução à Psicologia Escolar. 2 ed. São Paulo: T. A. Queiroz, 1989.

Publicado
2017-03-28
Seção
Artigos Livres