Efeitos de um programa de intervenção precoce aplicado a uma criança cega para desenvolver suas aquisições básicas de motricidade, linguagem, competência social e cognição

  • Gérson Carneiro de Farias Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Foram analisados os efeitos de um programa de intervenção precoce para desenvolver as aquisições básicas de motricidade de uma criança cega, usando um delineamento experimental de sujeito único. Os resultados indicam que, com a aplicação do programa de intervenção precoce, houve modificação das aquisições básicas na criança. À medida que o programa se desenvolveu, a criança melhorou suas respostas: 1) adquiriu a postura sentada, a postura ajoelhada, de pé e a marcha com apoio; 2) aumentou seu repertório de palavras; 3) solicitou alimentação e cumpriu ordens, e 4) requisitou a atenção da mãe

Biografia do Autor

Gérson Carneiro de Farias, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Gérson Carneiro de Farias é Mestre em Educação Especial e doutorando pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente conduz uma pesquisa no Centro Estadual de Apoio ao Deficiente (CEAD), de Goiânia.

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Publicado
2017-03-22
Seção
Artigos Livres