A influência do judô na diminuição da ansiedade de adolescentes cegos

  • Carmelino Souza Vieira Instituto Benjamin Constant

Resumo

Partindo-se da hipótese de que o judô contribui para diminuir algumas defasagens de ordem física, social e afetiva relacionadas com a vida do deficiente visual, este artigo apresenta o resultado de um estudo realizado com 21 alunos do Instituto Benjamin Constant (IBC), cujos achados confirmam a importância da intervenção do judô naquela clientela, como fator determinante na diminuição de estados de ansiedade, do medo, na melhoria da postura, do equilíbrio, da flexibilidade, da coordenação motora, da condição física e da auto-organização. Para tal, foram realizadas observações participantes do cotidiano escolar e, aplicados testes, cujos resultados mostram os benefícios trazidos para os sujeitos que participaram do estudo.  

Biografia do Autor

Carmelino Souza Vieira, Instituto Benjamin Constant

Carmelino Souza Vieira é professor de Educação Física do Instituto Benjamin Constant (IBC), mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e doutorando em Ciências da Saúde pela FIOCRUZ.

Referências

BUSS, A. H. Psychopathology. Nova York: John Wiley, 1966.

CASTEL, R. B. Análise científica da personalidade. São Paulo: IBRASA, 1975.

DUCCESCHI, E. Psicoterapia existencial. Porto Alegre: Sulina, 1970.

FREUD, S. Problems of anxiety. Translated from the German, by H.A.B., New York, Psychoanalytic quarterly press: W.W. Norton/c/1936.

KELMAN, H. The holistic approach. In: S. Arieti (Org.). American handbook of psychiatry. Nova York: Basic Books, 1959. v.2.

MARTINEZ, J. D. M. Judo para niños: sua metodología. Librería Deportiva Esteban Sanz M., Madrid, 1974.

PENNA MARINHO, I. Fundamentos bio-psico-sócio-filosóficos de um plano de educação física para o Instituto Benjamin Constant. Tese apresentada ao Concurso de Títulos e Provas destinada ao provimento da cadeira de Educação Física do IBC. Rio de Janeiro, 1947.

SOUZEDO, F. A ansiedade e a tensão na performance do atleta. Revista Brasileira de Educação Física. Brasília: (17): 28-31, Set/Out, 1973.

SPIELBERGER. C. D. et alli. Inventário de ansiedade traço-estado (IDATE) - Manual, Tradução e adaptação de BIAGGIO, A. M. B. e NATALÍCIO, L. Rio de Janeiro: CEPA, 1979.

SULLIVAN, H.S. Conceptions of moderns psychiatry. Washington: W. A. White Psychiatrie Foundation, 1946.

VIEIRA, C. S. Influência da prática do judô no comportamento ansioso de adolescentes deficientes visuais. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, 1988

Publicado
2017-03-21
Seção
Artigos Livres