A experiência com a cegueira

  • Ida Mara Freire Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Quem define o que é cegueira? O texto busca a compreensão da cegueira confrontando as definições e narrativas apresentadas na literatura especializada e no cotidiano. Tenta decifrar a relação entre a cegueira e o mito sobre a túnica de Néssus, primeiro revelando a cegueira como um dos modos possíveis de perceber o mundo e, então, que tanto sua definição quanto sua experiência são indissociáveis da presença do outro em minha corporeidade.

Biografia do Autor

Ida Mara Freire, Universidade Federal de Santa Catarina

Ida Mara Freire é professora do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pedagoga, realizou pós-doutorado na University of Nottingham. É diretora do Grupo de Dança Potlach de dançarinos com e sem cegueira. Estuda e orienta pesquisas sobre percepção, corpo, dança e cegueira

Referências

BULFINCH, T. O livro de ouro da mitologia: (a idade da fábula) histórias de deuses e heróis. Rio de Janeiro: Ediouro,1999.

LOWENFELD, B. What is blindness? In: _____ Berthold Lowenfeld on blindness and blind people select papers. New Yorker: American Foundation for the Blind, 1991. p.221-229.

MERLEAU-PONTY, M. O visível e o invisível. São Paulo: Perspectiva, 2000.

MERLEAU-PONTY, M. Outrem e o mundo humano. In: _____. A fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

MERLEAU-PONTY, M. A percepção do outro e o diálogo. In: _____. A prosa e o mundo. São Paulo: Cosak & Naify, 2002.

MÜLLER, M. J. Merleau-Ponty: acerca da expressão. Porto Alegre: Edipucrs, 2001.

OCHAITA, E. e ROSA, A. Percepção, ação e conhecimento nas crianças cegas. In: COOL, C. PALACIOS, J. MARCHESI, A. (Org.). Desenvolvimento psicológico e educação: necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. v.3.

OMOTE, S. Deficiência e não-deficiência; recortes do mesmo tecido. Rev. Bras. Educação Especial. Piracicaba: 1994. v.1, n.2, p.67-68.

SCHOLL, G. A educação de crianças com distúrbios visuais. In: CRUICKSHANK, W.

JOHNSON, G.O. A educação da criança e do jovem excepcional. Rio de Janeiro: Globo, 1983.

VYGOTSKY, L.S. Fundamentos de defectologia: obras completas. Habana: Editorial Pueblo Y Education, 1983. v.5, p.74.

Publicado
2017-03-21
Seção
Artigos Livres