A negação da diferença: um estudo sobre as interações de alunos com deficiência visual na escola pública

  • Luciene Maria da Silva Universidade Estadual da Bahia

Resumo

 Este estudo, resultado de pesquisa de doutorado, buscou compreender como se estabelecem as interações dos alunos com deficiência visual na escola. Trata-se de uma investigação empírica que descreve e analisa a experiência de escolarização desses alunos numa escola pública da rede estadual de ensino em Salvador (BA). Pretende-se entender como se manifesta o estranhamento que causa uma diferença, no caso a deficiência visual, buscando esclarecer sobre seu reforço pela educação escolar. Para isso, discute-se acerca do debate sobre as diferenças na sociedade contemporânea, que dá fundamento à proposta inclusivista e ao significado da deficiência como um atributo individual, que se torna uma diferença não aceitável no âmbito das relações sociais.

Biografia do Autor

Luciene Maria da Silva, Universidade Estadual da Bahia

Luciene Maria da Silva é professora da Universidade da Bahia (UNEB) e doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política e Sociedade da PUC/SP.

 

Referências

ADORNO, Theodor W. Capitalismo tardio ou sociedade industrial? In: COHN, Gabriel (org.). Theodor W. Adorno. São Paulo: Ática, 1986.

AMARAL, Lígia Assunção. Pensar a diferença/deficiência. Brasília: CORDE, 1994.

_____.Conhecendo a deficiência (em companhia de Hércules). São Paulo: Robe Editorial, 1995.

AMIRALIAN, Maria Lúcia T. M. Compreendendo o cego: uma visão psicanalítica da cegueira por meio de desenhos __ estórias. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.

BUENO, José G. Silveira. Educação especial: integração/segregação do aluno diferente. São Paulo: EDUC/PUC-SP, 1993.

CARDOSO, Clodoaldo Meneguello. Tolerância: um valor ético para o século XXI. Disponível em: . Acesso em: 30 ago. 2003.

CROCHIK, J. Leon. Aspectos que permitem a segregação na escola pública. In: CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA. Educação especial em debate. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996.

_____. Preconceito. Indivíduo e cultura. São Paulo: Robe, 1997.

_____. O computador no ensino e a limitação da consciência. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998.

HORKHEIMER, M.; ADORNO, T. W. Temas básicos de sociologia. São Paulo: Cultrix, 1973, cap. II, III, V e VII.

FREIRE, Ida Mara. Um olhar sobre a criança: interações e experiências dos adultos com a criança não visual. In: Um olhar sobre a diferença. São Paulo: Papirus, 1998.

PIERRUCCI, Antonio Flavio. Ciladas da diferença. USP, Curso de Pós-Graduação em Sociologia. São Paulo: Ed. 34, 1999.

SAWAIA, Bader. Identidade __ uma ideologia separatista?. In: SAWAIA, B. As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. Rio de Janeiro: Vozes, 1999.

ZUIN, Antonio A. Sobre a atualidade dos tabus com relação aos professores. In: Educação e sociedade, v. 24, n. 83, p. 417-427, 2003.

Publicado
2017-03-20
Seção
Artigos Livres