O ACESSO À INFORMAÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS AUDITIVA E VISUAL NA BIBLIOTECA DO SENAC – CRATO (CE)

  • Cícero Carlos Oliveira da Silva Instituto Federal do Ceará
  • Patrícia Maria da Silva Universidade Federal do Ceará - Cariri

Resumo

O relato trata das experiências com usuários deficientes auditivos e visuais da Biblioteca Especializada em Educação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), situada na cidade de Crato, no sul do Ceará. Com base nos serviços oferecidos no Instituto Benjamin Constant (IBC) e no Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), desenvolve projetos de incentivo à leitura na sua Unidade de Informação. Percebendo a carência de atendimento especializado nas bibliotecas, para pessoas com deficiências na Região do Cariri, forma e disponibiliza seu acervo especializado em braille e libras para pessoas com deficiência na cidade de Crato e vizinhas.

 

 

Biografias dos Autores

Cícero Carlos Oliveira da Silva, Instituto Federal do Ceará

Cícero Carlos Oliveira da Silva é especializado em Inclusão Escolar pelas Faculdades Integradas de Patos/PB (FIP). Graduado em Letras pela Universidade Regional do Cariri (URCA), estudante do quarto semestre do Curso de Biblioteconomia da UFC – campus Cariri. Foi articulador do Programa Deficiência & Competência e responsável pela biblioteca com acervo também em Braille do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac, Crato/CE. Atualmente é professor de Educação Especial do IFCE – campus Crato.

 

Patrícia Maria da Silva, Universidade Federal do Ceará - Cariri

Patrícia Maria da Silva é mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Gestão Estratégica de Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduda em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora assistente da UFC – campus Cariri.

Referências

CONEGLIAN, A. L. O. A biblioteca inclusiva: perspectivas internacionais para o atendimento a usuários com surdez. 2006. Disponível em: <http://www.portalppgci.marilia.unesp.br/enancib/viewpaper.php?id=305>. Acesso em: 19 mar. 2009.

FERREIRA, A. F. B. C. Biblioteca Louis Braille do Instituto Benjamin Constant: assegurando ao deficiente visual acesso ao conhecimento. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 282-290, jan.-fev. 2008.

GIL, M. Educação inclusiva: o que o professor tem a ver com isso?. São Paulo: Imprensa Oficial, 2005.

MACHADO, A.; OHIRA, M. L. B. Comunidade dos deficientes visuais da grande Florianópolis e o setor braille da biblioteca pública do Estado de SC. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 75-85, 1996.

SCHWEITZER, F. A sociedade e a informação para os deficientes visuais: relato de pesquisa. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 12, n. 2, p. 273-285, jul.-dez. 2007.

SILVA, P. M. O comportamento dos usuários de bibliotecas em sistemas de informação. TransInformação, Campinas, v. 20, n. 3, p. 255-263, set./dez. 2008.

Publicado
2017-03-14
Seção
Relatos de Experiência Livres