A educação musical no processo de reabilitação do deficiente visual
Resumo
O foco desta pesquisa é na aplicação do ensino de música no processo de reabilitação do deficiente visual no Instituto Benjamin Constant. Ensinando música para deficientes visuais que perderam ou estão perdendo a visão na fase adulta, percebemos melhor suas angústias, ansiedades e dificuldades atribuídas à perda da visão de forma repentina. O objetivo desta pesquisa é relatar, de forma investigativa, nossas estratégias propostas nas aulas de violão em grupo e nas aulas de musicalização, e como essas estratégias podem influenciar o aprendizado musical e a vida social desses reabilitandos. A metodologia aplicada neste trabalho se aproxima da proposta da pedagogia liberal renovada não diretiva, uma das linhas pedagógicas apontadas por Libâneo, que trata justamente de um relacionamento entre professor/aluno, no qual o professor é um agente facilitador e mediador de todo o processo. Dialogando com alguns autores da área da psicologia e da educação musical, conseguimos apreender e investigar o processo ensino-aprendizagem desses alunos, o que nos trouxe à tona alguns resultados, como: uma maior procura das aulas de música; o violão como uma atividade de lazer fora das aulas; a forma de se expressar e se comunicar, pela música, nas aulas e nas apresentações; um sentimento de superação e busca da autoestima.
Referências
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