A educação musical no processo de reabilitação do deficiente visual

  • Paulo Roberto de Oliveira Coutinho Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

 O foco desta pesquisa é na aplicação do ensino de música no processo de reabilitação do deficiente visual no Instituto Benjamin Constant. Ensinando música para deficientes visuais que perderam ou estão perdendo a visão na fase adulta, percebemos melhor suas angústias, ansiedades e dificuldades atribuídas à perda da visão de forma repentina. O objetivo desta pesquisa é relatar, de forma investigativa, nossas estratégias propostas nas aulas de violão em grupo e nas aulas de musicalização, e como essas estratégias podem influenciar o aprendizado musical e a vida social desses reabilitandos. A metodologia aplicada neste trabalho se aproxima da proposta da pedagogia liberal renovada não diretiva, uma das linhas pedagógicas apontadas por Libâneo, que trata justamente de um relacionamento entre professor/aluno, no qual o professor é um agente facilitador e mediador de todo o processo. Dialogando com alguns autores da área da psicologia e da educação musical, conseguimos apreender e investigar o processo ensino-aprendizagem desses alunos, o que nos trouxe à tona alguns resultados, como: uma maior procura das aulas de música; o violão como uma atividade de lazer fora das aulas; a forma de se expressar e se comunicar, pela música, nas aulas e nas apresentações; um sentimento de superação e busca da autoestima.

Biografia do Autor

Paulo Roberto de Oliveira Coutinho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Paulo Roberto de Oliveira Coutinho é licenciado em Música pela Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ) e atualmente professor de música de contrato temporário do setor de reabilitação (DRT) do Instituto Benjamin Constant (IBC), sendo mestrando no curso de Educação Musical da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Referências

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Publicado
2017-03-14
Seção
Artigos Livres