A sociedade e a cegueira: discriminação e exclusão
Resumo
Historicamente, o relacionamento social das pessoas cegas em relação às pessoas videntes tem se caracterizado por atitudes quase sempre de discriminação e exclusão da sociedade em relação à cegueira. Esta pesquisa teve como objetivo procurar identificar junto às pessoas com cegueira adquirida como elas percebem essa discriminação e exclusão no cotidiano, procurando fazer uma reflexão e análise do discurso da inclusão frente às ações discriminatórias que as pessoas cegas sofrem. Os resultados desta pesquisa demonstraram que as pessoas cegas são discriminadas e excluídas quando buscam trabalho, estudo, lazer e nos relacionamentos sociaisReferências
AMARAL, L. A. Pensar a diferença: deficiência. Brasília: Corde, 1994.
AMIRALIAN, M. L. T. M. Compreendendo o cego através do procedimento de desenhos-estórias: uma abordagem psicanalítica de cegueira na organização da personalidade. Tese (Doutorado), São Paulo: USP, 1992.
_____. Psicologia do excepcional. São Paulo: EPU, 1986.
ANACHE, A. A. Educação e deficiência: estudo sobre a educação da pessoa com “deficiência” visual. Campo Grande: Cecitec/UFMS, 1994.
BARCZINSKI, M. C. C. Reações psicológicas à perda da visão. Benjamin Constant, Rio de Janeiro, ano 7, n. 18, p. 11-19, 2001.
CARROL, T. J. A cegueira: o que ela é, o que ela faz e como viver com ela. São Paulo: Fundação para o Livro do Cego no Brasil, 1968.
COSTA, V. B.; DENARI, F. E. Identidade, diferença e diversidade: alguns desafios da escola inclusiva. In: V EIDE: Eixo Temático Atenção à Diversidade. Guadalajara, Espanha: Universidade de Alcalá de Henares, 2010.
DEMO, P. Metodologia da investigação em educação. Curitiba: Ibpex, 2005.
DENARI, F. E. Saúde, assistência social & adultos deficientes; e agora?. In: LEMES, S. S.; MONTEIRO, S. A. I.; RIBEIRO, R. (Orgs.). A hora dos direitos humanos na educação. São Carlos: RiMa, 2009.
HELLER, A. O cotidiano e a história. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
SOMBRA, L. A. Instituto Benjamin Constant: a educação de cegos é uma realidade. In: ALENCAR, E. M. L. S. (Org.). Tendências e desafios da educação especial. Brasília: Seesp, 1994. p. 224-228. Série Atualidades Pedagógicas, 1.
VASH, C. Enfrentando a deficiência: a manifestação, a psicologia, a reabilitação. São Paulo: Pioneira/Edusp, 1988.
VILELAS, J. Investigação em educação. Lisboa: Sífiso, 2009.