Publicações sobre o ensino de Física para alunos com deficiência visual

  • Sabrina Gomes Cozendey Universidade Federal de São Carlos
  • Maria da Piedade Resende da Costa Universidade Federal de São Carlos
  • Márlon Caetano Ramos Pessanha Universidade de São Paulo

Resumo

Esta pesquisa consiste em um estudo documental em que se procurou conhecer os artigos em ensino de Física, indexados no Google Acadêmico e no SciELO, que propõem práticas viáveis ao processo de inclusão de alunos com deficiência visual e que tenham sido publicados entre janeiro de 1999 e janeiro de 2011. Por ser um estudo documental, a metodologia utilizada no trabalho pode ser definida como uma pesquisa bibliográfica, que buscou encontrar práticas facilitadoras do processo de inclusão em aulas de Física. Os trabalhos encontrados apresentam propostas e práticas viáveis, as quais podem auxiliar professores de física em suas aulas inclusivas. Uma breve descrição de cada um dos trabalhos é apresentada. Os trabalhos encontrados foram classificados de acordo com a área da Física à qual estão relacionados: astronomia, eletricidade, física moderna, mecânica, ondulatória, óptica, termologia e física de forma geral. A área “física de forma geral” representa os artigos que relatam experiências de inclusão de alunos com deficiência visual em turmas de ensino de Física, em que são discutidos os problemas e as possibilidades de adaptar a Física como um todo.

 

 

Biografias dos Autores

Sabrina Gomes Cozendey, Universidade Federal de São Carlos
Sabrina Gomes C. é da UFSCar/PPGEs. 
Maria da Piedade Resende da Costa, Universidade Federal de São Carlos
Maria da P. R. da C. é da UFSCar/Departamento de Psicologia
Márlon Caetano Ramos Pessanha, Universidade de São Paulo
Márlon C. R. P. é da USP/Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências.

Referências

ALMEIDA, E.; BARRETO, R.; RAMOS, H.; BRITO, H. Ensino de óptica a deficientes visuais: uma alternativa lúdica de inclusão. In: XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física. Manaus, AM, jan. 2011. Programação do XIX Snef. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xix/sys/resumos/T0560-1.pdf>. Acesso em: 6 fev. 2011.

AMARAL, G.; FERREIRA, A.; DICKMAN, A. Educação de estudantes cegos na escola inclusiva: o ensino de Física. In: XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física. Vitória, ES, jan. 2009. Programação do XVIII Snef. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xviii/sys/resumos/T0071-1.pdf>. Acesso em: 6 set. 2009.

ANJOS, P.; CAMARGO, E. Ensino de Física para alunos com deficiência visual: panorama das pesquisas apresentadas nos principais encontros e revistas da área a partir do ano 2000. In: XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física. Manaus, AM, jan. 2011. Programação do XIX Snef. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xix/sys/resumos/T0018-2.pdf>. Acesso em: 6 fev. 2011.

BERNARDES, A.; SOUZA, M. Arquivos portáteis de áudio para o ensino de Astronomia em turmas inclusivas no Ensino Fundamental e Médio. In: XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física. Vitória, ES, jan. 2009. Programação do XVIII Snef. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xviii/sys/resumos/T0169-1.pdf>. Acesso em: 6 set. 2009.

______. Recursos táteis para o ensino de Astronomia para deficientes visuais em turmas inclusivas. In: XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física. Manaus, AM, jan. 2011. Programação do XIX Snef. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xix/sys/resumos/T0136-1.pdf>. Acesso em: 6 fev. 2011.

BORGES, J.; SILVA, E.; SANTOS, Z. Ensino da Lei de Lenz adaptado para a deficiência visual: um experimento com circuito oscilador. In: XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Curitiba, PR, out. 2008. Anais do XI Epef. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/xi/sys/resumos/T0097-2.pdf>. Acesso em: 6 set. 2009.

CAMARGO, E. Considerações sobre o ensino de Física para deficientes visuais de acordo com uma abordagem sócio-interacionista. In: III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Atibaia, 2001. Anais do III Enpec. Disponível em: <http://www.dfq.feis.unesp.br/dvfisica/artigo8-consideracoessobreensino.doc>. Acesso em: 6 set. 2009.

______; ALVES, F; NARDI, R; NISHISAKI, P. Percepções de alunos com deficiência visual acerca de um curso de Física. In: Anais do IV Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. São Carlos, SP, 2-5 nov. 2010, p. 4.799- 4.812.

______; BENETI, A.; MOLERO, I.; NARDI, R.; SUTIL, N. Inclusão no ensino de Física: materiais adequados ao ensino de eletricidade para alunos com e sem deficiência visual. In: XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física. Vitória, ES, jan. 2009. Programação do XVIII Snef. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xviii/sys/resumos/T0163-1pdf>. Acesso em: 6 set. 2009.

______; DA SILVA, D. É possível ensinar Física para alunos cegos ou com baixa visão? Proposta de atividades de ensino de Física que enfocam o conceito de aceleração. Revista Física na Escola, v. 8, n. 1, p. 30-34, 2007.

______; NARDI, R. Dificuldades e alternativas encontradas por licenciandos para o planejamento de atividades de ensino de óptica para alunos com deficiência visual. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 29, n. 1, p. 117-128, 2007c.

______. Dificuldades e alternativas encontradas por licenciandos para o planejamento de atividades de ensino de eletromagnetismo para alunos com deficiência visual. Revista Investigações em Ensino de Ciências, v. 12, n. 1, p. 55-69, 2007a. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/vol12/n1/v12_n1_a2.htm>. Acesso em: 6 set. 2009.

______. Ensino de conceitos físicos de termologia para alunos com deficiência visual: dificuldades e alternativas encontradas por licenciandos para o planejamento de atividades. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 12, n. 2, p. 149-168, maio/ago. 2006.

______. O emprego de linguagens acessíveis para alunos com deficiência visual em aulas de óptica. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 14, n. 3, set./dez. 2008.

______. Planejamento de atividades de ensino de Física para alunos com deficiência visual: dificuldades e alternativas. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 6, n. 2, p. 378-401, 2007b.

______; NARDI, R.; VERASZTO, E. A comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiên-cia visual em aulas de eletromagnetismo. Revista Iberoamericana de Educación, v. 47, n. 5, maio/ago. 2008.

______; SCALVI, L.; BRAGA, T. Concepções espontâneas de repouso e movimento de uma pessoa deficiente visual total. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 17, n. 3, p. 307-327, dez. 2000.

______; ______; ______; VERASZTO, E. O ensino de Física e os portadores de deficiência visual: aspectos da relação de suas concepções alternativas de repouso e movimento com modelos históricos. Revista Iberoamericana de Educación, v. 38, n. 6, p. 1-19, 2005.

______; SILVA, D. Atividade e material didático para o ensino de Física a alunos com deficiência visual: queda dos objetos. In: IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP, 2003. Anais eletrônicos do IV Enpec. Disponível em: <http://www.dfq.feis.unesp.br/dvfisica/artigo5-atividadeematerial.doc>. Acesso em: 6 set. 2009.

______; ______. O ensino de Física no contexto da deficiência visual: análise de uma atividade estruturada sobre um evento sonoro – posição de encontro de dois móveis. Revista Ciência e Educação, Bauru, v. 12, n. 2, maio/ago. 2006.

______; ______; BARROS FILHO, J. Ensino de Física e deficiência visual: atividades que abordam o conceito de aceleração da gravidade. Revista Investigações em Ensino de Ciências, v. 11, n. 3, p. 343-364, dez. 2006. Disponível em: <http://www.if.ufrgs/public/ensino/vol11/n3/v11_n3_a4.htm>. Acesso em: 6 set. 2009.

CORRÊA, B.; SANTOS, M.; ROSA, R.; CAMARGO, E.; ANJOS, P. Inclusão no ensino de Física: materiais multissensoriais que auxiliam na compreensão de fenômenos do magnetismo. In: XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física. Manaus, AM, jan, 2011. Programação do XIX Snef. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xix/sys/resumos/T0393-1.pdf>. Acesso em: 6 fev. 2011.

COSTA, L.; NEVES, M.; BARONE, D. O ensino de Física para deficientes visuais a partir de uma perspectiva fenomenológica. Revista Ciência e Educação, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 143-153, ago. 2006.

COZENDEY, S.; COSTA, M. P.; PESSANHA, M. Análise de publicações sobre o ensino de Física para alunos com deficiência visual. In: XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física. Manaus, AM, jan. 2011. Programação do XIX Snef. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xix/sys/resumos/T0318-1.pdf>. Acesso em: 6 fev. 2011.

______; PESSANHA, M. Modelo experimental para o ensino das fases da Lua aos indivíduos com e sem deficiência visual. In: XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física. Manaus, AM, jan. 2011. Programação do XIX Snef. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xix/sys/resumos/T0051-2.pdf>. Acesso em: 6 fev. 2011.

DOMINICI, T.; OLIVEIRA, E.; SARRAF, V.; GUERRA, F. Atividades de observação e identificação do céu adaptadas às pessoas com deficiência visual. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 30, n. 4, out./dez. 2008.

FERREIRA, A.; DICKMAN, A. Ensino de Física a estudantes cegos na perspectiva dos professores. In: VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, 2007. Anais do VI Enpec, Abrapec, p. 1-8.

______. Ensino e aprendizagem de Física a estudantes com deficiência visual: desafios e perspectivas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 8, n. 2, maio/ago. 2008.

GAGLIARDO JUNIOR, C.; CAVALHEIRO, M.; CAMARGO, E.; ANJOS, P. Explicando o fenômeno da sombra para alunos com deficiência visual. In: XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física. Manaus, AM, jan. 2011. Programação do XIX Snef. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xix/sys/resumos/T0018-1.pdf>. Acesso em: 6 fev. 2011.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1995.

HYVARINEN, L. O desenvolvimento normal e anormal da visão. São Paulo: Laboratório Aché, 1991.

LIBARDI, H.; CARDOSO, F.; BRAZ, F. Experimentos envolvendo conceitos de centro de massa para alunos com nenhuma ou pouca visão. In: XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física. Manaus, AM, jan. 2011. Programação do XIX Snef. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xix/sys/resumos/T0100-2.pdf>. Acesso em: 6 fev. 2011.

LIMA, M.; ALVES, L. A visão dos licenciandos sobre inclusão escolar dos deficientes visuais. In: XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física. Manaus, AM, jan. 2011. Programação do XIX Snef. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xix/sys/resumos/T0302-1.pdf>. Acesso em: 6 fev. 2011.

LIMA, E.; MATTIUCI, A.; SANTOS, T.; GURGEL, A. Ensino de Física para alunos com deficiência visual. In: XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física. Manaus, AM, jan. 2011. Programação do XIX Snef. Disponível em: <http://www.sbf1. sbfisica.org.br/eventos/snef/xix/sys/resumos/T0064-2.pdf>. Acesso em: 6 fev. 2011.

MANTOAN, M. T. E. Ensinando a turma toda – as diferenças na escola. Pátio. Revista Pedagógica, ano V, n. 20, p. 18-23, fev./abr. 2002.

MARTELLI, V.; BARROS, S.; SANTOS, W. Uma proposta para a inclusão de alunos deficientes visuais nas aulas de Física do Ensino Médio. In: XV Simpósio Nacional de Ensino de Física. Curitiba, mar. 2003. Anais eletrônicos do XV Snef, p. 1.285-1.293.

MASINI, E. F. S. A educação do portador de deficiência visual – as perspectivas do vidente e do não vidente. 1993 Disponível em: <http://www.rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/888/795>. Acesso em: 6 set. 2009.

MEDEIROS, A.; JÚNIOR, M.; JÚNIOR, F.; OLIVEIRA, W.; OLIVEIRA, N. Uma estratégia para o ensino de associações de resistores em série/paralelo acessível a alunos com deficiência visual. In: XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Luís, MA, jan. 2007. Programação do XVII Snef. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xviii/sys/resumos/T0460-1pdf>. Acesso em: 6 set. 2009.

MORRONE, W.; ARAÚJO, M.; AMARAL, L. Conceituando corrente e resistência elétrica por meio do conhecimento sensível: um experimento para aprendizagem significativa de alunos deficientes visuais. In: XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física. Vitória, ES, jan. 2009. Programação do XVIII Snef. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xviii/sys/resumos/T0441-1pdf>. Acesso em: 6 set. 2009.

NEVES, M.; COSTA, L.; CASISCAVA, J.; CAMPOS, A. Ensino de Física para portadores de deficiência visual: uma reflexão. Benjamin Constant, Rio de Janeiro, v. 6, n. 16, ago. 2000.

PARANHOS, R.; GARCIA, D. Montagem experimental para a verificação do fenômeno de difração da luz adaptada para portadores de deficiência visual. In: XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física. Vitória, ES, jan. 2009. Programação do XVIII Snef. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xviii/sys/resumos/T0204-1pdf>. Acesso em: 6 set. 2009.

PEREIRA, E.; OCAWADA, J.; CESTARI, R.; CAMARGO, E.; ANJOS, P. Material sobre associação de resistores para o ensino de alunos com deficiência visual e auditiva. In: XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física. Manaus, AM, jan. 2011. Programação do XIX Snef. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xix/sys/resumos/T0394-1.pdf>. Acesso em: 6 fev. 2011.

PUPO, P.; CAMARGO, E.; ANJOS, P.; NARDI, R.; PERREIRA, E. Materiais e referencial teórico para o ensino de Física moderna para alunos com e sem deficiência visual. In: XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física. Manaus, AM, jan. 2011. Programação do XIX Snef. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xix/sys/resumos/T0394-2.pdf>. Acesso em: 6 fev. 2011.

RIBEIRO, L.; OLIVEIRA, A. Experimento de baixo custo no ensino de absorção de calor sob a perspectiva inclusiva. In: XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física. Manaus, AM, jan. 2011. Programação do XIX Snef. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xix/sys/resumos/T0341-1.pdf>. Acesso em: 6 fev. 2011.

RODRIGUES, D. Dez idéias (mal)feitas sobre a educação inclusiva. In: ______ (Org.). Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus Editorial, 2006.

SANTOS, M.; SILVA, F.; BARBOSA-LIMA, M. Concepções de calor e temperatura de alunos cegos. In: XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física. Vitória, ES, jan. 2009. Programação do XVIII Snef. Disponível em: <http://www.sbf1. sbfisica.org.br/eventos/snef/xviii/sys/resumos/T0083-1pdf>. Acesso em: 6 set. 2009.

SIQUEIRA, K.; LANGHI, R. Um estudo exploratório de pesquisas brasileiras sobre educação em Astronomia para deficientes visuais. In: XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física. Manaus, AM, jan. 2011. Programação do XIX Snef. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xix/sys/resumos/T0066-1.pdf>. Acesso em: 6 fev. 2011.

SILVA, F. Breve investigação a respeito das dificuldades enfrentadas pelos professores de Física em trabalharem com alunos deficientes visuais. In: XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física. Manaus, AM, jan. 2011. Programação do XIX Snef. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xix/sys/resumos/T0302-2.pdf>. Acesso em: 6 fev. 2011.

SILVA, K.; DICKMAN, A.; FERREIRA, A. Ensino de Física para alunos com deficiência visual: descrição de figuras dos livros didáticos. In: XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física. Manaus, AM, jan. 2011. Programação do XIX Snef. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xix/sys/resumos/T0343-1.pdf>. Acesso em: 6 fev. 2011.

SILVA, M.; BERNARDO, R.; OLIVEIRA, N. Ensinando ondas sonoras para pessoas Cegas. In: XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física. Manaus, AM, jan. 2011. Programação do XIX Snef. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xix/sys/resumos/T0111-2.pdf>. Acesso em: 6 fev. 2011.

SILVA, M.; SILVEIRA, A. Ensinando ciências numa perspectiva de uma educação inclusiva: um estudo de caso com a luz. In: XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física. Vitória, ES, jan. 2009. Programação do XVIII Snef. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xviii/sys/resumos/T0561-1pdf>. Acesso em: 6 set. 2009.

SOUZA, M.; COSTA, M.; STURDART, N. Tecnologia para o ensino de eletrodinâmica para o aluno cego. Revista Física na Escola, v. 9, n. 2, p. 10-13, out. 2008.

SOUZA, V.; TEIXEIRA, R. Reflexões sobre o ensino de Física para alunos com deficiências visuais. Revista Educação Especial, Santa Maria, n. 32, p. 247-256, 2008. Disponível em: <http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/article/download/101/74>. Acesso em: 6 fev. 2011.

TAGLIATI, J.; MOREIRA, D.; TEIXEIRA, M.; GRÉGIO, L. Ensino de Física para portadores de deficiência visual: atividades desenvolvidas num centro de ciências. In: XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física. Vitória, ES, jan. 2009. Programação do XVIII Snef. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xviii/sys/resumos/T0389-2.pdf>. Acesso em: 6 set. 2009.

TATO, A.; BARBOSA-LIMA, M. Material de equacionamento tátil para portadores de necessidades especiais visuais. In: XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física. Vitória, ES, jan. 2009. Programação do XVIII Snef. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xviii/sys/resumos/T0290-1.pdf>. Acesso em: 6 set. 2009.

Publicado
2017-03-13
Seção
Artigos Livres