Inserção de disciplinas de braille na grade curricular do Ensino Fundamental da educação Básica

  • Alessandra Rodrigues de Resende Colégio Primeiros Passos
  • João Batista Moura de Resende Filho Curso QuimBraille

Resumo

 

 Este trabalho tem como objetivo avaliar a possibilidade da inserção do braille como disciplina na matriz curricular do Ensino Fundamental I (EF-I) da educação básica, permitindo a difusão e a popularização do braille a todas as crianças (com ou sem deficiência), tendo como referência os resultados alcançados nas turmas do EF-I do Colégio Primeiros Passos, situado no município de João Pessoa. Para tanto, utilizou-se, inicialmente, a análise documental da legislação nacional e internacional sobre a educação inclusiva, que apresenta uma nova proposta para a educação, fornecendo o respaldo legal para a proposta da respectiva inserção. Para avaliar a aplicabilidade desta, utilizou-se uma abordagem qualitativa, na qual a avaliação seria construída a partir da análise de um projeto-piloto que foi desenvolvido nas turmas do EF-I do Colégio Primeiros Passos, onde o braille foi inserido como disciplina não curricular. Os resultados obtidos com a turma-piloto indicam: grande interesse por parte dos alunos na aprendizagem do braille; aceitação por parte dos pais e/ou responsáveis; aprendizagem divertida e significativa; entre outros. A partir da análise desses resultados, pode-se inferir que a proposta de inserção do braille na matriz curricular do EF-I é viável e contribui para a efetivação dos princípios da educação inclusiva.

Biografias dos Autores

Alessandra Rodrigues de Resende, Colégio Primeiros Passos

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA)/Universidade Aberta Vida (Unavida) e em Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Cursou o QuimBraille em 2010-2011, promovido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Atualmente, trabalha como diretora no Colégio Primeiros Passos.

João Batista Moura de Resende Filho, Curso QuimBraille

 

Mestre em Química Inorgânica pela Universidade Federal da Paraíba e graduado em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Participou como bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) pelo IFPB. Atua como professor de braille voluntário do curso QuimBraille, promovido pelo PET no IFPB. Tem experiência na área de Educação em Química, com ênfase em Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação Inicial e Continuada de Profissionais Visando à Construção de uma Prática Profissional que Atenda às Necessidades da Pessoa com Deficiência Visual; e Desenvolvimento de Novas Tecnologias para o Ensino da Química. 

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Publicado
2017-03-10
Seção
Artigos Livres