Inserção de disciplinas de braille na grade curricular do Ensino Fundamental da educação Básica
Resumo
Este trabalho tem como objetivo avaliar a possibilidade da inserção do braille como disciplina na matriz curricular do Ensino Fundamental I (EF-I) da educação básica, permitindo a difusão e a popularização do braille a todas as crianças (com ou sem deficiência), tendo como referência os resultados alcançados nas turmas do EF-I do Colégio Primeiros Passos, situado no município de João Pessoa. Para tanto, utilizou-se, inicialmente, a análise documental da legislação nacional e internacional sobre a educação inclusiva, que apresenta uma nova proposta para a educação, fornecendo o respaldo legal para a proposta da respectiva inserção. Para avaliar a aplicabilidade desta, utilizou-se uma abordagem qualitativa, na qual a avaliação seria construída a partir da análise de um projeto-piloto que foi desenvolvido nas turmas do EF-I do Colégio Primeiros Passos, onde o braille foi inserido como disciplina não curricular. Os resultados obtidos com a turma-piloto indicam: grande interesse por parte dos alunos na aprendizagem do braille; aceitação por parte dos pais e/ou responsáveis; aprendizagem divertida e significativa; entre outros. A partir da análise desses resultados, pode-se inferir que a proposta de inserção do braille na matriz curricular do EF-I é viável e contribui para a efetivação dos princípios da educação inclusiva.
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