Deficiência visual: desafios para o ensino da geografia em sala de aula

  • Dariane Raifur Rossi Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

 

 O trabalho relata o estudo de caso realizado no Instituto Santa Luzia (ISL), na cidade de Porto Alegre, com três turmas mistas (alunos videntes e deficientes visuais) de 6o ano do ensino fundamental. A experiência a ser apresentada gerou reflexões muito significativas para o ensino de geografia envolvendo alunos deficientes visuais (DVs), bem como o desenvolvimento de materiais didáticos que favoreceram a compreensão de conceitos geográficos por parte desses estudantes e a melhora na integração social do grupo de alunos DVs entre si e com seus colegas videntes. O aporte teórico apresenta os conceitos sobre ensino de geografia e DV. Na parte metodológica, serão apresentadas as características do local de estudo, seus participantes e o desenvolvimento das atividades. Nos resultados, discorre-se sobre a aplicabilidade e a importância do uso dos materiais multissensoriais. Na conclusão, são expostas as contribuições dos materiais diferenciados para os educandos e sugestões sobre a temática.

Biografia do Autor

Dariane Raifur Rossi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professora de Geografia desde 2006 no Colégio de Aplicação da UFRGS, pesquisadora nas áreas de educação especial, metodologia e recursos didáticos em geografia.

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Publicado
2017-03-10
Seção
Artigos Livres