Imagem tátil tridimensional para o acesso de crianças cegas congênitas ao potencial comunicativo de imagens gráficas

  • Sophia Mundim Pagano Fundação Araucária
  • Rosane Fonseca de Freitas Martins Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Imagem tátil tridimensional, Criança deficiente visual, Baixa visão, Percepção háptica, Material didático

Resumo

Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um objeto pedagógico que consiste em uma imagem tátil
(mapa das regiões do Brasil) utilizando modelagem e impressão tridimensional para crianças cegas visuais e
com baixa visão, com a peculiaridade de ser um produto especialmente planejado para esse público, e não
simplesmente adaptado a ele. Como metodologia, caracteriza-se a pesquisa exploratória, descritiva e
qualitativa, cujo delineamento é um estudo de campo realizado com crianças com deficiência visual,
atendidas pelo Instituto Londrinense de Instrução e Trabalho para Cegos (ILITC) - Instituto Roberto Miranda,
cuja estratégia é a etnografia aliada à entrevista-conversa. Apesar de ter sido criado considerando as
características e necessidades das pessoas com deficiência visual, utilizou como base uma imagem criada a
partir de referenciais visuais, o que o torna um material adaptado, mas que propõe a utilização de novas
tecnologias em sua produção. É, também, um material de uso universal, proporcionando melhor
aprendizado e estimulando a percepção háptica.

Biografias dos Autores

Sophia Mundim Pagano, Fundação Araucária

 Bolsista da Fundação Araucária, graduanda em Design Gráfico, Universidade Estadual de Londrina.

Rosane Fonseca de Freitas Martins, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Engenharia de Produção/Gestão Integrada do Design, Universidade Estadual de Londrina

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Publicado
2017-03-08
Seção
Artigos Livres