Imagem tátil tridimensional para o acesso de crianças cegas congênitas ao potencial comunicativo de imagens gráficas
Resumo
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um objeto pedagógico que consiste em uma imagem tátil
(mapa das regiões do Brasil) utilizando modelagem e impressão tridimensional para crianças cegas visuais e
com baixa visão, com a peculiaridade de ser um produto especialmente planejado para esse público, e não
simplesmente adaptado a ele. Como metodologia, caracteriza-se a pesquisa exploratória, descritiva e
qualitativa, cujo delineamento é um estudo de campo realizado com crianças com deficiência visual,
atendidas pelo Instituto Londrinense de Instrução e Trabalho para Cegos (ILITC) - Instituto Roberto Miranda,
cuja estratégia é a etnografia aliada à entrevista-conversa. Apesar de ter sido criado considerando as
características e necessidades das pessoas com deficiência visual, utilizou como base uma imagem criada a
partir de referenciais visuais, o que o torna um material adaptado, mas que propõe a utilização de novas
tecnologias em sua produção. É, também, um material de uso universal, proporcionando melhor
aprendizado e estimulando a percepção háptica.
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