Formação de professores de Matemática em serviço: planejamento de atividades para estudantes com deficiência visual
Resumo
Este estudo tem como objetivo caracterizar as práticas pedagógicas de professores de Matemática que atuam nos Anos Finais do Ensino Fundamental e apresentar os recursos materiais do componente curricular de Matemática que podem ser utilizados por estudantes com deficiência visual, sendo eles indicados por professores de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental, após uma formação reflexiva em serviço. Os recursos materiais foram indicados pelos professores, após minucioso estudo sobre a área pedagógica da deficiência visual, visando o desenvolvimento das habilidades que envolvem o componente curricular de Matemática. Para tanto, selecionaram alguns objetos de estudo, considerando os que são a base para a aprendizagem de outros conceitos e, ainda, os utilizados em diversos anos escolares dos Anos Finais do Ensino Fundamental, sendo eles: as quatro operações, frações, proporção, plano cartesiano, geometria plana, geometria espacial e probabilidade. Os professores tiveram como meta a indicação de recursos que possam ser utilizados por todos os estudantes, direcionando o olhar para uma prática pedagógica inclusiva. A pesquisa trata-se de um recorte dos dados de uma dissertação de mestrado, caracterizado como uma pesquisa colaborativa com enfoque qualitativo descritivo. Para a análise dos dados foram seguidos três polos cronológicos, sendo o primeiro polo denominado de pré-análise, o segundo dando-se pela exploração do material e o terceiro, pelo tratamento dos resultados, a inferência e a interpretação. Os resultados apontam que as reflexões sobre as práticas, considerando os motivos e as consequências das escolhas pedagógicas, promovem confiança no planejamento de estratégias e de definição dos recursos materiais mais apropriados para o desenvolvimento de um processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Matemática que leve o maior número de estudantes ao sucesso escolar.
Referências
ABELLÁN, Rogelio Martínez et al. Discapacidad Visual: Desanrollo, Comunicación e Intervención. Madrid: Grupo Editorial Universitario, 2005.
ALMEIDA, Luciana Cristina de; LOCH, Ruth Emília Nogueira. Mapa tátil: passaporte para a inclusão. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão UFSC, [Florianópolis], v. 2, n. 3, p. 3-36, 2005. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/2010/Geografia/cartografia/mapa_inclusao.pdf. Acesso em: 29 abr. 2023.
ALVARISTO, Eliziane de Fátima. Uma ferramenta para elaboração de conceitos matemáticos para estudantes com deficiência visual: gráfico em pizza adaptado. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Tecnologia) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3992. Acesso em: 22 abr. 2023.
ALVES, Evanilson Landim. Nenhum a menos na aula de Matemática: representações sociais de inclusão de alunos com deficiência visual e seus impactos na aprendizagem de razões trigonométricas. 2018. 272 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32352/1/TESE%20Evanilson%20Landim%20Alves.pdf. Acesso em: 05 dez. 2023.
ALVES, Maria Manuela; RIBEIRO, Jaime; SIMÕES, Fátima. Universal Design for Learning (UDL): contributos para uma escola de todos. Indagatio Didactica, [Aveiro, Portugal], v. 5, n. 4, p. 121- 146, dez. 2013. Disponível em: https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4290. Acesso em: 23 mar. 2024.
BOLDRIM, M. I. Barrinhas de cuisenaire: introdução [à] construção dos fatos fundamentais da adição. São Paulo: [s. n.], 2009. Disponível em: https://docplayer.com.br/20743919-Barrinhas-de-cuisenaire-introducao-a-construcao-dos-fatos-fundamentais-da-adicao.html. Acesso em: 01 out. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Saberes e práticas da inclusão: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos cegos e de alunos com baixa visão. Brasília: MEC: Secretaria de Educação Especial, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/alunoscegos.pdf. Acesso em: 14 abr. 2023.
BRASIL. Casa Civil. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm. Acesso em: 12 jun. 2024.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. [Aprova diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos]. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. Disponível em: https://www.gov.br/conselho-nacional-de-saude/pt-br/acesso-a-informacao/legislacao/resolucoes/2012/resolucao-no-466.pdf/view. Acesso em: 17 out. 2024.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. [Dispõe sobre a pesquisa em Ciências Humanas e Sociais]. Brasília: Ministério da Saúde, 2016. Disponível em: https://www.gov.br/conselho-nacional-de-saude/pt-br/acesso-a-informacao/legislacao/resolucoes/2016/resolucao-no-510.pdf/view Acesso em: 17 out. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Relatório SAEB 2017. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/relatorio_saeb_2017.pdf. Acesso em: 30 mai. 2024.
BRASIL. Secretaria Geral. Lei nº 14.126, de 22 de março de 2021. Classifica a visão monocular como deficiência sensorial, do tipo visual. Brasília: Presidência da República, 2021. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/L14126.htm. Acesso em: 30 mai. 2024.
CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho; MENDES, Enicéia Gonçalves. O ensino colaborativo favorecendo o desenvolvimento profissional para a inclusão escolar. Educere et Educare: Revista de Educação, Cascavel, v. 2, n. 4, p. 113-128, jul./dez. 2007. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1659/1346. Acesso em: 10 mar 2024.
CERVA FILHO, Osmar Antônio; GELLER, Marlise. O ensino de Matemática no município de Porto Alegre: a realidade dos alunos deficientes visuais. 2009. In: ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 10., 2009, Ijuí, RS. Anais [...]. Ijuí, RS: UNIJUÍ, 2009. Disponível em: https://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/fscommand/CC/CC_31.pdf. Acesso em: 01 jun. 2024.
COSTA, Ailton Barcelos da. Uma proposta para o ensino de fração para adolescentes com e sem deficiência visual. 2013. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3151?locale-attribute=es. Acesso em: 19 ago. 2023.
COSTA, Ailton Barcelos da; GIL, Maria Stella Coutinho de Alcântara; ELIAS, Nassim Chamel. Ensino de matemática para pessoas com deficiência visual: uma análise de literatura. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 33, p. e26/1-22, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/issue/view/1562. Acesso em: 11 jun. 2024.
COSTA, Ailton Barcelos; ELIAS, Nassim Chamel; GIL, Maria Stella Coutinho de Alcântara. Ensino de matemática para crianças com e sem deficiência visual no ensino fundamental: possibilidades e desafios. In: FLORES, Vinicius Martins; PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza; SANTANA, Cremilton de Souza (org.). Do saber ao fazer: possibilidades e limites na educação inclusiva. Santa Maria: Arco Editores, 2021. p. 200-211. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/352252149. Acesso em: 15 abr. 2023.
EDUCAMBIENTAL. Laboratório Sustentável de Matemática. [S. l.]: 17 set. 2014. Disponível em: https://educambiental.mma.gov.br/index.php?option=com_educaresmapa&view=educaressingle&id=232&nome=LABORAT%C3%93RIO%20SUSTENT%C3%81VEL%20DE%20MATEM%C3%81TICA%28LSM%29&lat=-22.911216&lng=-43.209378. Acesso em: 18 out 2024.
DICA para ensinar a tabuada com material concreto. [S. l.: s. n.], 2022. 1 vídeo (7 min). Publicado pelo canal Professora Cida Silva. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iJ8caaETPXs&t=18s. Acesso em: 17 out. 2024.
FERNANDES, Solange Hassan Ahmad Ali. Educação Matemática Inclusiva: Adaptação X Construção. Revista Educação Inclusiva – REIN, Campina Grande, PB, v1.01, n. 1, p. 78-95, jul./dez. 2017. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/68. Acesso em: 10 fev. 2024.
FERNANDES, Solange Hassan Ahmad Ali; HEALY, Lulu. Ensaio sobre a inclusão na Educação Matemática. UNIÓN – Revista Iberoamericana de Educación Matemática, [s. l.], v. 3, n. 10, p. 59-76, jun. 2007. Disponível em: https://www.revistaunion.org/index.php/UNION/article/view/1268. Acesso em: 20 fev. 2024.
FERNANDES, Solange Hassan Ahmad Ali; HEALY, Lulu. A inclusão de alunos cegos nas aulas de matemática: explorando área, perímetro e volume através do tato. Bolema, Rio Claro, SP, v. 23, n. 37, p. 1111-1135, 2010. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2912/291221915012.pdf. Acesso em: 19 jan. 2024.
FERNANDES, Solange Hassan Ahmad Ali; HEALY, Lulu. Rumo à Educação Matemática inclusiva: reflexões sobre nossa jornada. REnCiMa: Revista de Ensino de Ciências e Matemática, Edição Especial: Educação Matemática, São Paulo, v. 7, n. 4, p. 28-48, 2016. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1204. Acesso em: 02 de out. 2023.
FERNANDES, Woquiton Lima; COSTA, Carolina Severino Lopes da. Possibilidades da tutoria de pares para estudantes com deficiência visual no ensino técnico e superior. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 21, n. 1, p. 39-56, jan./mar. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/NdbbF87fYFSTdrRwwLB8hWP/abstract/?lang=pt. Acesso em: 07 abr 2023.
FERRONATO, Rubens. A construção de instrumento de inclusão no ensino da Matemática. 2002. 124 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002. Disponível em: http://matematicainclusiva.riogrande.ifrs.edu.br/dia3/Dissertacao_Rubens_Ferronatto.pdf. Acesso em: 05 jul. 2023.
GALPERIN, P. Ya. La formación de las imágenes sensoriales y los conceptos. In: ROJAS, Luis Quintanar; SOLOVIEVA, Yulia. Las funciones psicológicas en el desarrollo del niño. Cidade do México, México: Trillas, 2009.
GALVÃO FILHO, Teófilo Alves. A Tecnologia Assistiva: de que se trata? In: MACHADO, G. J. C.; SOBRAL, M. N. (org.). Conexões: educação, comunicação, inclusão e interculturalidade. Porto Alegre: Redes Editora, 2009.
GERVÁZIO, Suemilton Nunes. Materiais concretos e manipulativos: uma alternativa para simplificar o processo de ensino/aprendizagem da matemática e incentivar à pesquisa. C.Q.D. – Revista Eletrônica Paulista de Matemática, Bauru, v. 9, p. 42-55, jul. 2017. Disponível em: http://www.fc.unesp.br/#!/departamentos/matematica/revista-cqd/. Acesso em: 15 fev. 2023.
GLAT, Rosana. Desconstruindo representações sociais: por uma cultura de colaboração para inclusão escolar. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 24, Edição Especial, p. 9-20, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/46TchJ98ZcyvZ3Xb5X7ZkFy/abstract/?lang=pt. Acesso em: 09 jun 2024.
IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Formação de professores. In: IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo (org.). Texto & Contexto. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Pesquisa Colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líber Livro Editora. 2008.
IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo; FERREIRA, Maria Salonilde. A pesquisa colaborativa na perspectiva sócio-histórica. Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, n. 12, p. 26-38, jan./jun. 2005.
JOGO de dados em alto-relevo braille (conjunto com 02 dados). In: INCLUSIVA Digital. São Paulo, [2023]. Disponível em: https://www.inclusivadigital.com.br/MLB-3978587574-jogo-de-dados-em-alto-relevo-braille-conjunto-com-02-dados-_JM. Acesso em: 17 out. 2024.
LIMA, Neuza Rejane Wille; TEDERIXE, Lisânia Cardoso. Motivações para a produção de materiais didáticos de baixo custo para estudantes com deficiência visual. Brazilian Journal of Policy and Development, [s. l.], v. 2, n. 4, p. 184-216, dez. 2020. Disponível em: https://www.brjpd.com.br/index.php/brjpd/article/view/100/53. Acesso em: 15 jul. 2023.
LORENZATO, Sergio. Para aprender matemática. Campinas: Autores Associados, 2008. (Coleção formação de professores).
MASINI, Elcie F. Salzano; GASPARETTO, Maria Elisabete Rodrigues Freire (org.). Visão subnormal: um enfoque educacional. São Paulo: Vetor, 2007.
MELLO, Felipe Almeida de; CAETANO, Jaciene Lara de Paula; MIRANDA, Paula Reis de. Ferramentas tácteis no ensino de Matemática para um estudante cego: uma experiência no IF Sudeste MG. REMAT, Bento Gonçalves, RS, Brasil, v. 3, n. 1, p. 11-25, jul. 2017. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2209. Acesso em: 01 jun. 2024.
MENDES, Rosana Maria; GOMES, Adrielly Antonia Santos; CAPORALE, Silvia Maria Medeiros. A Deficiência Visual e a Baixa Visão: estado da arte das pesquisas acadêmicas em Educação Matemática. Bolema, Rio Claro, SP, v. 35, n. 69, p. 413-431, abr. 2021. Disponível em: https://www. scielo.br/j/bolema/a/zW5rfb665sFqmFz9wD8zxRd/. Acesso em: 30 mai. 2024.
MMP Materiais Pedagógicos. Fichas 2 Cores – Criação MMP. [Barueri, SP], c2024a. Disponível em: https://mmpmateriaispedagogicos.com.br/produto/fichas-2-cores-criacao-mmp/. Acesso em: 18 out. 2024.
MMP Materiais Pedagógicos. Material Dourado. [Barueri, SP], c2024b. Disponível em: https://mmpmateriaispedagogicos.com.br/produto/material-dourado/. Acesso em: 18 out. 2024.
MMP Materiais Pedagógicos. Kit Geometria Plana: Geoclik – Criação MMP. [Barueri, SP] c2024c. Disponível em: https://mmpmateriaispedagogicos.com.br/kit-geometria-plana-geoclick/. Acesso em: 18 out. 2024.
MMP Materiais Pedagógicos. Geoplano Quadrado e Retangular - Criação MMP. [Barueri, SP], c2024d. Disponível em: https://mmpmateriaispedagogicos.com.br/produto/geoplano-quadrado-e-triangular/. Acesso em: 18 out. 2024.
MMP Materiais Pedagógicos. Vértices e Conectores. [Barueri, SP], c2024e. Disponível em: https:// mmpmateriaispedagogicos.com.br/produto/vertices-e-conectores/. Acesso em: 18 out. 2024.
MOLOSSI, Luí Fellippe da Silva Bellicantta; AGUIAR, Rogério; MORETTI, Méricles Thadeu. Horizontes da Educação Matemática Inclusiva envolvendo cegos: mapeando teses e dissertações. Benjamin Constant, Rio de Janeiro, ano 22, n. 59, v. 2, p. 110-135, jul./dez. 2016. Disponível em: https://revista.ibc.gov.br/index.php/BC/article/view/772. Acesso em: 09 jun. 2024.
NUERNBERG, Adriano Henrique; BOCK, Geisa Letícia Kempfer; MAIA, Shirley Rodrigues. O atendimento educacional especializado para pessoas com deficiência visual: o centrismo visual e as implicações na aprendizagem. In: GOMES, Roberia Vieira Barreto et al. (org.). Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado. Fortaleza: UFCE; Brasília: MC&C, 2016. p. 95-105.
MULTIPLANO Matemática: como nasceu. [S. l.: s. n.], 2009. 1 vídeo (7 min). Publicadopelo canal silvanazilli2009. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WLwOlCn6hB8. Acesso em: 17 out. 2024.
NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
OTALATA, Aline Piccoli. A formação de professores para o trabalho com deficientes visuais: uma experiência inicial de colaboração a partir do desenvolvimento de materiais didáticos. 2014. 176 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Araraquara, 2014. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/aafed96e-2e73-4213-b023-f0c43563628c. Acesso em: 21 jan. 2024.
PAULINO, Vanessa Cristina; COSTA, Maria da Piedade Resende da. Mediação pedagógica para o aluno com cegueira: possibilidades do coensino e do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/2022/wp-content/uploads/2022/10/EBOOK_Mediacao-pedagogica-para-o-aluno-com-cegueira.pdf. Acesso em: 01 jul. 2023.
PIMENTEL, Luiz Fernando Garcia. Uma sequência didática para o ensino de transformações geométricas com o Geogebra. 2016. 125 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/8267/DissLFGP.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 07 nov. 2023.
SALVINO, Ligiane Gomes Marinho. Tecnologia Assistiva no ensino de Matemática para um aluno cego do Ensino Fundamental: desafios e possibilidades. 2017. 159 f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências e Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. Disponível em: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2906. Acesso em: 12 de fev. 2023.
SANI, Edna; ROSETTI JÚNIOR, Hélio. Aspectos do ensino de matemática e da educação matemática no contexto da deficiência intelectual. Likania – Revista Científica, v. 1, n. 5, art. 8, p. 110-139, abr./jun. 2013. Disponível em: https://linkania.org/master/article/view/124. Acesso em: 05 jun. 2024.
SANTOS, Lucíola Licínio. Entrevista com o professor Antônio Nóvoa. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 4, n. 1, p. 224-237, jan./jun. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6637. Acesso em: 11 jun. 2024.
SEBASTIÁN-HEREDERO, Eladio; PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza; VITALIANO, Celia Regina. Desenho Universal para Aprendizagem (DUA): uma abordagem curricular inclusiva. São Carlos: De Castro, 2022.
SILVA, Mayra Darly da; CARVALHO, Liliane Maria Teixeira Lima de; PESSOA, Cristiane Azevêdo dos Santos. Material manipulável de geometria para estudantes cegos: reflexões de professores brailistas. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, PR, v. 5, n. 9, p. 176-202, jul./dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.33871/22385800.2016.5.9.176-202.
VEREGUE, Geisa. Formação de professores de Matemática: expectativas e práticas pedagógicas sobre ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência visual. 2023. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar. br/handle/ufscar/18342. Acesso em: 12 jun. 2024.
ZERBATO, Ana Paula. Desenho universal para aprendizagem na perspectiva da inclusão escolar: potencialidades e limites de uma formação colaborativa. 2018. 298 f. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/9896/ZERBATO_Ana%20Paula_2018.pdf?sequence=4&isAllowed=y. Acesso em: 25 fev. 2024.