CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO - DOSSIÊ CULTURA VISUAL E DEFICIÊNCIA VISUAL
CHAMADA DE ORIGINAIS PARA DOSSIÊ TEMÁTICO
REVISTA BENJAMIN CONSTANT (BC) – ISSN: 1984-6061
Cultura Visual e Deficiência Visual
Organizadores: Bianca Della Líbera da Silva (IBC) e Luiz Paulo da Silva Braga (IBC)
Período de submissão: 15 de abril a 15 de julho de 2021.
Previsão de lançamento: 15 de outubro de 2021.
Entende-se como Cultura Visual o campo investigativo que concentra estudos das imagens e de suas relações com a organização e a elaboração da realidade. De caráter multidisciplinar, as questões da visualidade dialogam com áreas distintas, notadamente a Arte, a Antropologia, a Comunicação, a História e a Sociologia. Mas elas também são mobilizadas por debates de outros campos do conhecimento, como a Educação e o Ensino.
Cultura Visual refere-se, portanto, a infinidade de repertórios e de representações imagéticas presentes em nosso cotidiano – com destaque para o design, o cinema, a televisão, a propaganda, a arquitetura, a fotografia, dentre outros. Em uma sociedade visuocêntrica – que valoriza e privilegia experiências visuais em detrimento das que envolvem outros sentidos – pretende-se discutir de que formas se configura a relação entre as pessoas com deficiência visual e a visualidade, característica impregnada de historicidade, relações de poder e usos políticos em sua conformação.
Nesse sentido, espera-se reunir no presente dossiê trabalhos que tensionem – de maneira substancial – as relações entre a Cultura Visual e a deficiência visual, a deficiência visual associada a outras deficiências e a surdocegueira, em suas mais variadas dimensões e potencialidades.
IMPORTANTE:
- As submissões deverão ser feitas exclusivamente por meio do site da Benjamin Constant. Caso enfrente algum problema, entre em contato com os editores da revista por meio do endereço de e-mail: revistabenjaminconstant@ibc.gov.br.
- Os artigos e relatos de experiência a serem submetidos deverão observar as instruções aos autores da revista, disponíveis no site da Benjamin Constant.
- Serão selecionados pelos editores para compor o Dossiê Temático até 12 (doze) originais. Os trabalhos aprovados que ultrapassem este quantitativo serão encaminhados para publicação nos próximos números, no fluxo contínuo da BC.
- Objetivando preservar as características e a amplitude da proposta, trabalhos cujo foco investigativo seja a audiodescrição farão parte do dossiê na proporção de, no máximo, 50% do total de originais selecionados.
Chamada Permanente de Trabalhos
Além do dossiê temático, as submissões, para a revista Benjamin Constant, de originais que tratem de outros temas, mas articulados às temáticas da deficiência visual, da deficiência visual associada a outras deficiências e da surdocegueira, estão abertas em fluxo contínuo. São aceitos artigos, ensaios e revisões de literatura, relatos de experiência e resenhas críticas, em português, inglês ou espanhol. As submissões deverão ser feitas exclusivamente por meio do site da Benjamin Constant.
Comissão Editorial da Benjamin Constant.