LANÇAMENTO: Benjamin Constant v. 29 n. 66, 2023
Caros/as leitores/as,
É com grande satisfação que anunciamos o lançamento do número 66 da revista Benjamin Constant, dedicado a um tema de extrema relevância e impacto: "Estudos sobre educação matemática e deficiência visual - parte I". Este dossiê tem como objetivo explorar as interseções entre a matemática e a deficiência visual, destacando perspectivas inovadoras, descobertas e práticas pedagógicas inclusivas.
A educação matemática desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e no empoderamento de indivíduos. No entanto, a maneira como a matemática é ensinada e aprendida por pessoas com deficiência visual muitas vezes enfrenta desafios únicos e requer abordagens diferenciadas. É nesse contexto que este número especial se propõe a mergulhar, explorando novas perspectivas, soluções criativas e pesquisas pioneiras.
Com essa iniciativa, pretendemos promover o acesso à educação matemática de qualidade para todos, além de fomentar a reflexão e o diálogo sobre a importância da inclusão nas salas de aula. Esperamos que esse dossiê inspire educadores, pesquisadores e profissionais da área a explorar novas abordagens, aprimorar suas práticas e, acima de tudo, a valorizar as potencialidades de cada aluno.
O assunto não se esgota no número 66. Em breve lançaremos o número 67, com a continuação do dossiê, na tentativa de atender a demanda e qualidade de materiais que consideramos tão necessários aos estudos da Matemática na temática da deficiência visual.
A partir deste número, a Benjamin Constant traz uma novidade: todas as imagens dos artigos apresentam audiodescrição no formato de texto alternativo no arquivo pdf.
Ajude-nos a divulgar a publicação!
Boa leitura!
A publicação está acessível através do link:
http://revista.ibc.gov.br/index.php/BC/issue/current