EXTENSÃO DO PRAZO DE SUBMISSÃO PARA O DOSSIÊ TEMÁTICO "ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E DEFICIÊNCIA VISUAL"

2023-03-20

Atenção! O prazo para submissão de trabalhos para o Dossiê Temático "Estudos sobre educação matemática e deficiência visual" foi estendido, até dia 03 de abril de 2023. A nova previsão de publicação do número é até dia 30 de junho de 2023.

CHAMADA DE ORIGINAIS PARA DOSSIÊ TEMÁTICO

REVISTA BENJAMIN CONSTANT (BC) – ISSN: 1984-6061

Volume 29, número 66 – 2023: Estudos sobre educação matemática e deficiência visual

Coordenador (Editor convidado): Agnaldo da Conceição Esquincalha (UFRJ).

Período de submissão de trabalhos: 21 de novembro de 2022 a 03 de abril de 2023.

Previsão de publicação do dossiê: 30 de junho de 2023.

A educação matemática tem se dedicado, por meio de grupos e projetos de pesquisa sobre diferença e inclusão, a investigar possíveis caminhos para o estabelecimento de ambientes inclusivos, que respeitem as diversidades e que desenvolvam possibilidades para que haja equidade entre todas as pessoas dentro e fora de espaços educacionais, formais ou não. Em particular, a educação matemática de pessoas com deficiência visual tem sido retratada em pesquisas brasileiras com maior frequência há pelo menos uma década, já sendo possível traçar um panorama que retrate os avanços e desafios deste campo de pesquisa.

Dessa forma, este dossiê tem como objetivo reunir e divulgar trabalhos que problematizem a educação matemática em suas diferentes dimensões, articuladas às questões da deficiência visual. Espera-se receber trabalhos que abordem: 1) Reflexões teóricas e revisões de literatura a respeito das relações entre educação matemática e deficiência visual, nos diferentes níveis de ensino; 2) Relatos de experiências pedagógicas envolvendo educação matemática e deficiência visual; 3) O uso de tecnologia assistiva e produtos educacionais na educação matemática de pessoas com deficiência visual; 4) Reflexões sobre a relação entre educação matemática, educação especial (de pessoas com deficiência visual), educação inclusiva (de pessoas com deficiência visual) e as políticas curriculares e projetos pedagógicos contemporâneos; e 5) Desafios na educação matemática de pessoas com deficiência visual em tempos de pandemia, além de outros temas associados e que tratem diretamente da educação matemática de pessoas com deficiência visual.

IMPORTANTE:

  • As submissões deverão ser feitas exclusivamente por meio do site da Benjamin Constant. Caso enfrente algum problema, entre em contato com os editores da revista por meio do endereço de e-mail: revistabenjaminconstant@ibc.gov.br
  • Os artigos e relatos de experiência a serem submetidos deverão observar as instruções aos autores da revista, disponíveis no site da Benjamin Constant.
  • Serão selecionados pelos editores para compor o Dossiê Temático até 12 (doze) originais. Os trabalhos aprovados que ultrapassem este quantitativo serão encaminhados para publicação nos próximos números, no fluxo contínuo da BC.

Chamada Permanente de Trabalhos

Além do dossiê temático, as submissões, para a revista Benjamin Constant, de originais que tratem de outros temas, mas articulados às temáticas da deficiência visual, da deficiência visual associada a outras deficiências e da surdocegueira, estão abertas em fluxo contínuo. São aceitos artigos, ensaios e revisões de literatura, relatos de experiência e resenhas críticas, em português, inglês ou espanhol. As submissões deverão ser feitas exclusivamente por meio do site da Benjamin Constant.