Benjamin Constant https://revista.ibc.gov.br/index.php/BC <p>A revista&nbsp;<em>Benjamin Constant</em> (BC), veículo de difusão científica e cultural, é um periódico do <a href="http://www.ibc.gov.br/">Instituto Benjamin Constant</a> (IBC). Tem como missão publicar trabalhos inéditos, de autores brasileiros e estrangeiros, que contribuam para o conhecimento e o desenvolvimento do pensamento crítico e da pesquisa, na área de conhecimento interdisciplinar nas temáticas da deficiência visual, da deficiência visual associada a outras deficiências e da surdocegueira.</p> pt-BR revistabenjaminconstant@ibc.gov.br (Rodrigo Agrellos Costa) cgidesenvolvimento@ibc.gov.br (Michel Diniz) Ter, 16 Dez 2025 15:44:24 +0000 OJS 3.1.2.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Reflexões sobre o curso de Massoterapia do Instituto Benjamin Constant e material didático adaptado em thermoform https://revista.ibc.gov.br/index.php/BC/article/view/1026 <p>Objetiva-se, aqui, investigar a importância da elaboração de material didático de Reflexologia Podal acessível e especializado em alto-relevo e reproduzido em <em>Thermoform</em> para pessoas com baixa visão e cegas na promoção do aprendizado inclusivo e eficaz, visando à construção da identidade profissional e social desses indivíduos. Para tanto, inicialmente realizaram-se pesquisas bibliográficas e posteriormente realizaram-se entrevistas com alunos do curso — ao todo, três pessoas foram entrevistadas. A conversa com o primeiro participante pretendeu identificar a importância do material bidimensional adaptado de reflexologia para alunos com deficiência visual e observar a relevância deste material no aprendizado e no desenvolvimento social do cidadão. Com o segundo, percebeu-se a satisfação do aluno por ter um material acessível, que promovesse identificação do desenho, segurança no material (por não ser pesado nem oferecer risco), facilidade de compreensão da figura, realização de novas perspectivas de acordo com estudos (inclusive fora do curso), motivação para estudar e seguir no mercado de trabalho. A terceira entrevista, por sua vez, viabilizou reflexões sobre a importância das cores e das texturas e relatando como esses detalhes facilitaram a compreensão do desenho referido. Ao final, os dados do campo foram analisados e inferências foram realizadas. Os dados sugerem, entre outras questões, que a importância do material didático adaptado para pessoas com deficiência visual não só impacta no aprendizado, mas também na motivação dos alunos.</p> Cleia Maria dos Santos Pereira, Rosa Lidice de Moraes Valim, Regina Celia Pereira de Moraes Copyright (c) 2025 Benjamin Constant https://revista.ibc.gov.br/index.php/BC/article/view/1026 Seg, 15 Dez 2025 00:00:00 +0000 A A inclusão escolar de pessoas com deficiência visual no Ensino Médio https://revista.ibc.gov.br/index.php/BC/article/view/1045 <p>Este estudo analisa os processos inclusivos de estudantes com deficiência visual no Ensino Médio das escolas estaduais de Uruguaiana (RS), avaliando a eficácia das ações e recursos disponíveis para sua plena inclusão. A pesquisa aborda a articulação entre o Atendimento Educacional Especializado (AEE), professores regulares, gestores e famílias, além da infraestrutura das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM). Os resultados apontam avanços, como a existência de fluxos definidos para a inclusão e a colaboração entre os atores envolvidos. No entanto, identificam-se fragilidades significativas, como a falta de formação continuada para professores das classes regulares e das SRM, dificultando a adaptação pedagógica. Outro desafio é a escassez de tecnologias assistivas e materiais didáticos acessíveis, essenciais para o aprendizado dos alunos com deficiência visual. A infraestrutura das escolas também se mostra insuficiente, com limitações nas SRM, que nem sempre dispõem de equipamentos adequados. Essas deficiências comprometem a efetividade da inclusão, reforçando a necessidade de maiores investimentos em recursos humanos e materiais. Conclui-se que, embora existam diretrizes e esforços para a inclusão, a implementação das políticas ainda é falha. Para garantir uma educação inclusiva e de qualidade, é fundamental capacitar os professores, ampliar o acesso a tecnologias assistivas e melhorar a estrutura das escolas. O estudo reforça a importância de uma ação integrada entre poder público, instituições de ensino e comunidade, visando superar as barreiras que impedem a real inclusão dos estudantes com deficiência visual.</p> Rita de Cascia de Ribeiro Sotelo, Carla Marielly Rosa, Mara Regina Marzari, Vanderlei Folmer Copyright (c) 2025 Benjamin Constant https://revista.ibc.gov.br/index.php/BC/article/view/1045 Seg, 15 Dez 2025 14:17:34 +0000 Audiodescrição como possibilidade de inclusão em atividades de Artes na escola https://revista.ibc.gov.br/index.php/BC/article/view/1037 <p>Este estudo analisa os processos inclusivos de estudantes com deficiência visual no Ensino Médio das escolas estaduais de Uruguaiana (RS), avaliando a eficácia das ações e recursos disponíveis para sua plena inclusão. A pesquisa aborda a articulação entre o Atendimento Educacional Especializado (AEE), professores regulares, gestores e famílias, além da infraestrutura das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM). Os resultados apontam avanços, como a existência de fluxos definidos para a inclusão e a colaboração entre os atores envolvidos. No entanto, identificam-se fragilidades significativas, como a falta de formação continuada para professores das classes regulares e das SRM, dificultando a adaptação pedagógica. Outro desafio é a escassez de tecnologias assistivas e materiais didáticos acessíveis, essenciais para o aprendizado dos alunos com deficiência visual. A infraestrutura das escolas também se mostra insuficiente, com limitações nas SRM, que nem sempre dispõem de equipamentos adequados. Essas deficiências comprometem a efetividade da inclusão, reforçando a necessidade de maiores investimentos em recursos humanos e materiais. Conclui-se que, embora existam diretrizes e esforços para a inclusão, a implementação das políticas ainda é falha. Para garantir uma educação inclusiva e de qualidade, é fundamental capacitar os professores, ampliar o acesso a tecnologias assistivas e melhorar a estrutura das escolas. O estudo reforça a importância de uma ação integrada entre poder público, instituições de ensino e comunidade, visando superar as barreiras que impedem a real inclusão dos estudantes com deficiência visual.</p> Samira de Moraes Maia Vigano, Juliana Pompeu da Costa Copyright (c) 2025 Benjamin Constant https://revista.ibc.gov.br/index.php/BC/article/view/1037 Ter, 16 Dez 2025 15:32:28 +0000 À margem da luz, no centro da luta: a caminhada de uma mulher cega no sudeste de Goiás https://revista.ibc.gov.br/index.php/BC/article/view/1072 <p>O presente artigo, intitulado “À margem da luz, no centro da luta: a caminhada de uma mulher cega do sudeste de Goiás", consiste em um relato de experiência baseado na trajetória acadêmica e escolar de uma mulher cega, refletindo sobre as diversas formas de discriminação enfrentadas ao longo de sua formação. O estudo é um recorte da dissertação de mestrado (Izidoro, 2020) defendida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Catalão e tem como objetivo analisar os desafios vivenciados, sejam eles lícitos ou ilícitos, e as estratégias utilizadas até a conquista do título de Mestre em Educação no ano de 2020. A pesquisa foi conduzida sob a perspectiva da narrativa (Reis, 2023), permitindo que a autora revisite sua própria história com um olhar crítico e reflexivo. O texto propõe uma leitura distanciada e, ao mesmo tempo, íntima da trajetória acadêmica, promovendo uma nova compreensão sobre os desafios da inclusão. Os resultados apontam que, apesar dos avanços nas políticas inclusivas, ainda há barreiras significativas que dificultam o acesso e a permanência de pessoas com deficiência na escola e no Ensino Superior, principalmente na pós-graduação. Conclui-se, portanto, que a superação da discriminação ilícita não se trata apenas de um esforço individual, mas de uma busca coletiva pela efetivação da dignidade da pessoa humana enquanto fundamento republicano.</p> Renata Vicente Izidoro, Claudia Tavares do Amaral Copyright (c) 2025 Benjamin Constant https://revista.ibc.gov.br/index.php/BC/article/view/1072 Ter, 16 Dez 2025 15:37:52 +0000 Intervenção fonoaudiológica na deficiência visual congênita: um relato de experiência https://revista.ibc.gov.br/index.php/BC/article/view/1091 <p>Este artigo apresenta um relato de experiência detalhado sobre uma intervenção fonoaudiológica realizada ao longo de um ano com Teodoro, uma criança cega congênita. O objetivo central do estudo foi descrever e analisar as características do desenvolvimento da linguagem observadas durante esse período, destacando os avanços e desafios enfrentados ao longo do processo. A intervenção foi planejada de forma individualizada, levando em consideração as necessidades específicas da criança, suas potencialidades e seu contexto familiar. Durante o acompanhamento, foram utilizados recursos e estratégias adaptadas, como estímulos sensoriais, atividades de exploração tátil e auditiva, além de orientações para os cuidadores, visando promover a interação e o desenvolvimento linguístico de forma integrada. Os resultados obtidos evidenciam que, apesar das limitações estruturais presentes na linguagem oral, a comunicação de Teodoro apresentou avanços significativos na organização simbólica. Esse progresso foi particularmente evidenciado durante situações de jogo simbólico mediado, nas quais se observou o uso funcional e intencional da linguagem. Verificou-se, ainda, um aumento progressivo na iniciativa comunicativa, na compreensão dos turnos conversacionais e na utilização articulada de recursos verbais e não verbais para a consecução de objetivos comunicativos. Isso valida a relevância da atuação fonoaudiológica no favorecimento da aquisição e desenvolvimento da linguagem, demonstrando que, mesmo em contextos atípicos, a intervenção especializada pode promover avanços significativos. Além disso, o estudo reforça a importância de uma intervenção contínua e multidisciplinar que considere as particularidades de cada caso, promovendo uma intervenção mais efetiva e humanizada. Os resultados também sugerem que estratégias sensoriais e o uso de recursos táteis e auditivos podem ser altamente eficazes no desenvolvimento linguístico de crianças com deficiência visual congênita, contribuindo para ampliar as possibilidades de comunicação e autonomia.</p> Juliana de Sá Machado Guilam Machado, Luiz Augusto de Paula Souza Copyright (c) 2025 Benjamin Constant https://revista.ibc.gov.br/index.php/BC/article/view/1091 Ter, 16 Dez 2025 15:44:04 +0000