Horizontes da Educação Matemática Inclusiva envolvendo cegos: mapeando teses e dissertações

  • Rogério Aguiar
  • Luí Fellippe da Silva Bellicantta Mollossi
  • Méricles Thadeu Moretti
Palavras-chave: Educação Matemática Inclusiva, Cegos, Estado da Arte

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal mapear a produção de teses e dissertações relacionadas à
Educação Matemática Inclusiva nas quais foram desenvolvidas pesquisas envolvendo a Matemática e sujeitos
cegos. Nesse sentido, elaborou-se o estado da arte dessa temática e foram selecionadas pesquisas que se
relacionassem com a educação matemática que envolvessem cegos, práticas pedagógicas, metodologias e
materiais tanto de ensino como de aprendizagem. Além disso, buscaram-se também trabalhos que contivessem análises e reflexões que relacionassem cegos, matemática e inclusão. Ao todo, foram selecionados 32 trabalhos acadêmicos, sendo 28 dissertações e quatro teses. Os resultados apontam para o aumento na produção de teses e dissertações a partir de 2008, sendo o Estado de São Paulo o que mais congregou trabalhos envolvendo pessoas cegas.

Publicado
2020-04-01
Como Citar
AGUIAR, R.; MOLLOSSI, L. F. DA S. B.; MORETTI, M. T. Horizontes da Educação Matemática Inclusiva envolvendo cegos: mapeando teses e dissertações. Benjamin Constant, v. 2, n. 59, p. 110-135, 1 abr. 2020.
Seção
Artigos Livres