Adaptação de tecnologias de apoio em crianças com baixa visão na Sala de Recursos Multifuncional: estudo de caso

  • Isabela Teixeira

Resumo

O presente relato de experiência é parte do trabalho desenvolvido na Sala de Recursos Multifuncional com uma criança de 08 anos de idade, com baixa visão.  Inicialmente foi realizada uma Avaliação Funcional da Visão e a partir da avaliação foi possível verificar com quais recursos o aluno poderia se beneficiar e como adaptar as atividades. Para ensinar o uso desses recursos e melhorar a visão funcional do aluno, foi proposto a produção de um livro com um tema de preferência do mesmo. Os objetivos do trabalho realizado com o aluno foram: ensinar o uso de recursos visuais não ópticos; promover a participação de forma independente nas atividades a partir de recursos adaptados; produzir um livro informativo sobre dinossauros. O trabalho teve início no segundo bimestre do ano letivo e no final do ano observou-se uma melhora significativa no desempenho e na participação do aluno nas atividades, tanto na sala de recursos quanto na escola.  O presente relato de experiência demonstrou o quanto é importante não só oferecer, mas ensinar o uso dos recursos para a pessoa com deficiência visual, e assim promover suas possibilidades para melhor interação no seu meio.

Publicado
2020-03-30
Seção
Relatos de Experiências