Análises e discussões acerca do uso de um material didático táctil para o ensino do tema padrões de herança a estudantes com deficiência visual

  • Thalita Cássia Rodrigues Paiva Ferreira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Amanda Séllos Rodrigues Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Flávia Lage Pessoa da Costa Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Palavras-chave: Padrões de herança, Heredogramas, Pessoas com deficiência visual

Resumo

Para determinar o padrão de herança de características humanas são realizadas análises, a partir do histórico familiar, por meio de uma representação gráfica denominada Heredograma. O ensino de Ciências e de Biologia faz uso de muitos elementos visuais durante o processo de ensino e aprendizagem, sendo, portanto, um ensino excludente para as pessoas com deficiência visual. Para tanto, foi desenvolvido um material didático táctil destinado ao ensino do tema “Padrões de Herança” para pessoas com deficiência visual. Apesar da dificuldade inicial em propor a elaboração de algumas simbologias pela similaridade de algumas representações, criou-se uma identificação adequada e um auxílio para as pessoas com deficiência visual quanto aos códigos empregados em heredogramas.

Biografias dos Autores

Thalita Cássia Rodrigues Paiva Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Licenciada em Ciências Biológicas (PUC-Minas). Especializada em Ensino de Ciências e Biologia pela PUC Minas.

Amanda Séllos Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Licenciada em Ciências Biológicas (PUC-Minas). Especializada em ensino de ciências e biologia pela PUC Minas. Mestre em Ensino de Ciências pela UFOP.

Flávia Lage Pessoa da Costa, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Licenciada em Ciências Biológicas (UFMG). Especialista em Ensino de Ciências e Biologia pela PUC-Minas. Mestre e doutora em Medicina Molecular (UFMG). Professora de ciências e de biologia na educação básica. Coordenadora de área na educação básica. Professora adjunta I do Instituto de Educação Continuada da PUC- Minas. Coordenadora do curso de pós-graduação em neurociência educacional: bases neurofisiológicas do aprendizado da PUC Minas.

Publicado
2020-12-05
Como Citar
FERREIRA, T. C. R. P.; RODRIGUES, A. S.; COSTA, F. L. P. DA. Análises e discussões acerca do uso de um material didático táctil para o ensino do tema padrões de herança a estudantes com deficiência visual. Benjamin Constant, v. 2, n. 61, p. 24 - 41, 5 dez. 2020.
Seção
Artigos Livres