Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaçamento simples; usa fonte tamanho 12; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Transfiro para a Benjamin Constant os direitos sobre o texto aqui submetido, quando da sua aceitação para publicação.
  • Todos os autores estão cadastrados na revista com informações pessoais, profissionais e acadêmicas.

Diretrizes para Autores

Envio dos trabalhos

O trabalho deve ser submetido sem identificação do(s) autor(es), grupos de pesquisas associados e/ou instituições que possam identificar o(s) autor(es) ao longo do texto. 

O envio de qualquer original implica automaticamente no aceite do(s) autor(es) para a publicação na revista.

Normas para publicação

Consulte a página Sobre a Revista, especificamente o item INTRUÇÕES AOS AUTORES.

Dossiê Temático

Um dossiê é constituído por um conjunto de artigos e relatos de experiência inéditos em torno de um tema que expresse uma contribuição relevante para a área da deficiência visual, da deficiência visual associada a outras deficiências ou da surdocegueira, em língua portuguesa, espanhola ou inglesa.

Artigos Livres

Deve apresentar uma análise suficientemente aprofundada da questão que se propõe a discutir; centrar a problemática na temática da deficiência visual, da deficiência visual associada a outras deficiências ou da surdocegueira; apresentar elementos empíricos ou argumentações suficientemente desenvolvidas que fundamentem as conclusões; e apresentar resultados, formulações ou conclusões que apontem avanços para a temática proposta. Deve ter no mínimo 10 e no máximo 20 páginas – incluindo referências, quadros e figuras.

Ensaios e Revisões de Literatura

Síntese de múltiplos conhecimentos disponíveis sobre determinado tema, mediante análise e interpretação de bibliografia pertinente, de modo a conter reflexão crítica e comparativa dos trabalhos na área, que discuta os limites e alcances metodológicos, permitindo indicar perspectivas para a continuidade dos estudos. Somente serão aceitos nesta categoria artigos escritos por profissionais de reconhecida experiência no assunto.

Relatos de Experiência Livres

Trabalho que descreve uma dada experiência profissional e/ou de pesquisa, exitosa ou não, de modo a contribuir relevantemente para a área de atuação do autor. Deve conter motivações ou metodologia para as ações tomadas na situação e as considerações/impressões que a vivência trouxe àquele que a viveu. O relato é feito de modo contextualizado, com objetividade e fundamentação teórica consistente. Deve ter no mínimo 10 e no máximo 20 páginas – incluindo referências, quadros e figuras.

Resenhas Críticas

Apresentação comentada e detalhada de obras que tenham até dois anos, contados de sua 1ª edição, respeitando critérios e normas acadêmicas. Deve ter no mínimo 5 e no máximo 10 páginas – incluindo referências, quadros e figuras.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista são usados ​​exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.